Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

FÁBULAS - 1001 NOITES # 3

1 dezembro 2007


Título: FÁBULAS - 1001 NOITES # 3 (Pixel
Media
) - Minissérie em três edições

Autores: Bill Willingham (texto), Charles Vess, Esao Andrews, Tara McPherson, Brian Bolland e Jill Thompson (arte).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Agosto de 2007

Sinopse: Depois de mais quatro histórias, Branca de Neve, ainda sob domínio do Sultão Shahryar, tem que se livrar de sua prisão.

Positivo/Negativo: Diz a lenda que as fábulas teriam surgido na Grécia, há mais de 2500 anos. Teriam sido criadas por Esopo, que hoje, ironicamente, é considerado pelos estudiosos um personagem imaginário.

As histórias morais gregas tinham, entre si, alguns pontos em comum: eram protagonizadas por animais, carregavam lições de moral e acabavam com um desfecho bombástico, a tal chave de ouro.

A seu modo, Fábulas - 1001 Noites acaba com chave de ouro. Depois de três edições, o inspirado roteirista Bill Willingham concluiu uma obra impressionante, auxiliado por artistas de mancheia. Alguns são até mesmo raros de se encontrar nas HQs hoje: Tara McPherson, Charles Vess e, especialmente, Brian Bolland, para ficar só nos exemplos desta edição.

Originalmente um especial em capa dura, transformado agora em minissérie em três partes pela Pixel, Fábulas - 1001 Noites não é só uma coletânea de bons contos em HQ, como indica o prêmio Eisner, que deu ao álbum prêmios como o de melhor antologia e o de melhor pintor / artista multimídia (para Jill Thompson, pela longa história deste volume). É também um complemento essencial e substancial para a série regular, capaz de fascinar leitores dos tempos da Devir, mas também os recém-chegados.

Já o trabalho da Pixel, que começou com o pé esquerdo, se não acaba com chave de ouro, melhora significativamente. Os erros de português e digitação que incomodaram no começo praticamente sumiram (faltou o crédito de Charles Vess na capa). E, no fim das contas, até os mais que bem-vindos resumos biográficos dos autores foram incluídos na obra, junto com um texto bacana sobre Willingham.

É esse o tratamento que um trabalho como Fábulas merece - nem mais, mas certamente nem menos.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA