Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

FÁBULAS PIXEL # 1

1 dezembro 2008


Autores: Fábulas (Fables # 19/20) - Bill Willingham (roteiro) e Mark Buckingham (desenhos);

Astro City (Astro City Vol. 2 # 13) - Kurt Busiek (roteiro) e Brent Eric Anderson (desenhos);

Sandman Apresenta - As Fúrias (Sandman Presents - The Furies) - Mike Carey (roteiro) e John Bolton (arte);

Jack B. Quick (Tomorrow Stories # 1) - Alan Moore (roteiro) e Kevin Nowlan (arte).

Preço: R$ 10,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Junho de 2008

Sinopse: Se a tentativa do Príncipe Encantado em se candidatar a prefeito já não trouxesse problemas o suficiente para a Branca de Neve e o Lobo Mau, a chegada de Chapeuzinho Vermelho à Cidade das Fábulas complica ainda mais as coisas.

Por trás da fama: conheça a história de Loony Leo.

Três anos após o desaparecimento de seu filho, o sofrimento ainda acompanha Hippolyta Hall.

O pequeno Jack em uma verdadeira aula de astronomia.

Positivo/Negativo: Pouco mais de um ano após iniciar a publicação dos títulos dos selos Vertigo, Wildstorm e ABC, com o lançamento de Pixel Magazine, a editora coloca em bancas mais uma revista mensal, Fábulas Pixel.

Enquanto a primeira trará um mix mais voltado à ação, à aventura e ao terror, a segunda contará com títulos ligados à magia e à fantasia, como é o caso de seu carro-chefe, Fábulas.

A criação de Bill Willingham continua do ponto exato em que parou no encadernado O Livro do Amor e mostra a chegada de Chapeuzinho Vermelho à Cidade das Fábulas, além das maquinações do Príncipe Encantado para angariar assinaturas para forçar uma eleição para prefeito.

Para quem não acompanhava a série, a edição traz um detalhado resumo de tudo o que ocorreu até aqui. Ou seja, mesmo para o estreante no mundo de Fábulas, nada soará incompreensível. Ainda mais pelo fato de ela contar com personagens conhecidos por crianças e adultos de todas as idades.

Willingham conduz um bom roteiro e prepara o terreno para o que virá na seqüência. Não apressa as coisas e sabe exatamente o que mostrar de cada um dos protagonistas.

Completando o texto está a bela arte de Mark Buckingham. Ele tem um traço que mescla delicadeza e um certo tom sombrio, que sempre foi intrínseco aos contos de fadas.

Astro City, outra série que será presença quase constante na revista, apresenta uma trama que gira em torno de Loony Leo, um leão com modos humanos - ele nada mais é do que um personagem de desenho animado que ganha vida graças a um raio materializador.

Uma vez no mundo dos homens, Loony Leo se tornará uma estrela de cinema e, em meio a grandes paixões e momentos difíceis, acabará descobrindo o que realmente significa viver.

Uma das vantagens de contar com um título como Astro City é ter histórias fechadas e muito bem realizadas, em que o talento de Kurt Busiek e Brent Anderson trabalha pelo prazer de uma leitura leve e descompromissada, mas que não deixa de ter uma forte carga dramática.

É um bonito conto sobre o que a vida tem a oferecer, independentemente de quem ou do quê você seja.

Sandman Apresenta - As Fúrias foi publicada nos Estados Unidos numa edição única de 96 páginas. Por aqui, será dividida em cinco partes para compor o mix inicial da Fábulas Pixel.

Neste número é mostrado o estado mental em que Lyta Hall encontra-se três anos após o desaparecimento de seu filho Daniel.

Mike Carey e John Bolton fazem uma fotonovela de boa qualidade, ainda que pouquíssima coisa realmente seja mostrada. Importante frisar que a HQ é indicada principalmente a quem já leu a saga Entes Queridos, pois alguns fatos decisivos de Sandman são relembrados.

Para fechar, uma aventura de Jack B. Quick, na qual suas experiências científicas criam um sistema solar nas ruas de Queerwater Creek.

É impressionante a maneira como, mesmo em poucas páginas, Alan Moore constrói um argumento imaginativo e bacana. Uma trama curta que diverte.

Na parte editorial há alguns deslizes, como Lyta Hall ser chamada de Lita Hall e a ausência dos créditos da história de Astro City. Entretanto, nada que arranhe a boa qualidade do material apresentado nesta estréia.

Vale citar que na revista consta a data de publicação como abril de 2008, mas, devido a atrasos, a edição só chegou às gibiterias e bancas na primeira semana de junho. Segundo a Pixel, o segundo número sairá também em junho, perto do final do mês.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA