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FÁBULAS – TERRAS NATAIS

1 dezembro 2010

FÁBULAS - TERRAS NATAIS

Editora: (Panini Comics) - Edição especial

Autores: João, seja ágil - Bill Willingham (roteiro) e David Hahn (arte);

Interlúdio: enquanto isso - Bill Willingham (roteiro), Lan Medina (desenhos) e Dan Green (arte-final);

Terras natais - Bill Willingham (roteiro), Mark Buckingham (desenhos) e Steve Leialoha (arte-final) - Histórias originalmente publicadas em Fables - Volume 6 - Homelands.

Preço: R$ 24,90

Número de páginas: 192

Data de lançamento: Outubro de 2010

 

Sinopse

João, seja ágil - João das Lorotas chega a Hollywood e vai tentar enriquecer por lá.

Interlúdio: enquanto isso - Mogli, o menino lobo, está na Cidade das Fábulas. Esta história se passa no meio do arco Terras natais.

Terras natais - Azul foi até as Terras Natais para matar o adversário. Mas a revelação da identidade da maior ameaça às fábulas vai surpreendê-lo.

Positivo/Negativo

Mantendo a promessa de não deixar os leitores na mão e publicar seguidamente os títulos Vertigo, a Panini põe no mercado mais um volume de Fábulas.

Se a editora teve problemas para continuar outras séries anteriormente, como Os maiores clássicos do Thor, Biblioteca Histórica Quarteto Fantástico, o mangá Seton, entre outras, com a linha adulta da DC as coisas vão bem - exceção feita a Os perdedores, material que parece ter sido descontinuado.

A Panini faz um trabalho muito bom ao situar o leitor logo nas primeiras páginas, com um descritivo dos principais personagens e um resumo dos volumes anteriores. E a edição traz no miolo as belas capas desenhadas por James Jean para a série mensal.

O álbum começa com duas histórias do João das Lorotas e suas picaretagens. Nelas, o leitor entende como o personagem ganhou uma revista própria que durou 50 edições e apenas porque o escritor Bill Willingham quis encerrar a série antes que ela perdesse qualidade.

A quantidade de boas ideias de Willingham garante a diversão do leitor tanto nas histórias de João das Lorotas quanto no interlúdio, que dá uma pausa no principal arco deste encadernado, Terras natais. Nas cinco tramas que compõem este arco, o leitor acompanha muitas batalhas e revelações, dentre elas, a identidade do Adversário, o grande vilão da série.

Quem garante a ação é Azul, que, armado de artefatos mágicos que fariam jogadores de RPG babar, atravessa mundos e enfrenta os mais diversos inimigos para tentar matar o Adversário.

Além de muita movimentação nas partes iniciais - muito bem apresentada pelo traço de Mark Buckingham -, há várias revelações e alterações nos procedimentos éticos de alguns personagens.

E a discussão que Willingham traz em paralelo à aventura, que narra a alteração de personalidade gerada pelo poder, é interessantíssima e vale bons momentos de reflexão para o leitor.

Quando Terras Natais termina, o leitor, ansioso, quer saber o que os vários ganchos soltos por esta edição vão puxar. Por isso, que venha logo o sétimo volume.

Classificação:

4,0

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