Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Reviews

FAWCETT

1 dezembro 2004

Título: FAWCETT (Nona Arte) - Edição Especial

Autores: André Diniz (roteiro) e Flavio Colin (desenhos).

Preço: R$ 5,90 (preço da época)

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Setembro de 2000

Sinopse: Fawcett conta a história do inglês P. H. Fawcett, que veio ao Brasil para explorar as matas de Mato-Grosso, onde acreditava estar escondida a lendária cidade de El Dorado.

Ele acabou sumindo em 1925, durante uma expedição, e é justamente isso que a trama explora, misturando fatos reais com ficção. Na revista, Fawcett teria sido encontrado desmaiado por uma tribo de índios, que o fez de prisioneiro por terem medo que, voltando para a civilização, o explorador convocaria mais pessoas para voltar até lá para roubar suas riquezas.

Phythia, irmã do cacique e pajé da tribo, quer que o inglês seja executado, para não trazer problemas. Mas o cacique decide que ela e Fawcett terão que se casar.

Com isso, Phythia perderá a posição de pajé da tribo. Com seu ódio ainda maior por Fawcett, ela propõe lhe mostrar onde fica a desaparecida cidade, mas em troca o explorador terá que se matar.

O curioso é que a cidade é mostrada à Fawcett por uma projeção astral (ou seria ilusão causado pelo líquido dado pela índia?). O fim da história deixa o leitor com a mesma dúvida do início da HQ. O que aconteceu com o explorador?

Positivo/Negativo: Esta foi uma das primeiras revistas da Nona Arte. Com acabamento e papel de boa qualidade, a edição ganhou vários prêmios pelo Brasil.

O excelente roteiro de Diniz, na época, foi uma grata surpresa, que foi complementada pelos traços magníficos do saudoso Flavio Colin, que dá um show nas páginas.

No início da revista, há um texto que explica quem foi P. H. Fawcett, como foi sua vida, suas aventuras, a obsessão que tomava conta de seu ser para encontrar a cidade desaparecida e as circunstâncias nas quais aconteceu seu desaparecimento.

Fawcett é quadrinho nacional de alta qualidade. E, recentemente, sua tiragem de dois mil exemplares se esgotou. Pode parecer pouco, mas para uma edição independente é um número respeitável.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA