FLAVIO COLIN: FILHO DO URSO E OUTRAS HISTÓRIAS
Título: FLAVIO COLIN: FILHO DO URSO E OUTRAS HISTÓRIAS (Opera Graphica) - Edição especial
Autores: Flavio Colin, José Augusto & Júlio Emílio Braz (argumentos) e Flavio Colin (arte).
Preço: R$ 14,90
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Novembro de 2002
Sinopse: Uma coletânea de seis histórias, sendo duas inéditas, cobrindo os trabalhos de Flavio Colin desde a década de 1960 até o início da de 1990. São elas: Diversão Sinistra, O Cavalo Encantado, Metzengerstein, Filho do Urso, A Justiça Não Falha e O Jogador Desconhecido.
Positivo/Negativo: Flavio Colin faleceu em agosto de 2002 (confira uma entrevista com ele clicando aqui). Os poucos (porém ótimos) trabalhos que o artista vinha fazendo nos últimos anos, como Fawcett (Nona Arte) e Estórias Gerais, não fizeram seu nome chegar ao grande público, como no passado.
Assim, ele deixou esse mundo vivendo em Teresópolis, numa casa simples e ganhando muito pouco.
Como é comum por aqui, não conseguia sobreviver de sua grande paixão, os quadrinhos.
Flavio Colin: O Filho do Urso e Outras Histórias é uma justa homenagem a esse artista. É possível ver como seu traço esteve em constante evolução, até atingir um estilo único no mercado. E o mais impressionante é que, ao contrário de muitos artistas, o tempo só fez bem a Colin.
Sua melhor fase foi justamente a de suas últimas publicações. Fica aqui a dica para procurar as já citadas Fawcett e Estórias Gerais.
Neste especial, as melhores histórias são Metzengerstein e Filho do Urso, ambas adaptadas de contos estrangeiros (respectivamente escritos por Edgar Allan Poe e Barret Willoughby). Não por acaso, são as que têm mais páginas, podendo desenvolver uma trama mais elaborada.
Ao mesmo tempo, todas as tramas são de terror, um gênero que fez muito sucesso em bancas tupiniquins, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.
O álbum conta ainda com uma extensa biografia de Flavio Colin, na qual os leitores mais novos poderão saber mais sobre sua carreira e idéias. Há também uma pequena introdução antes de cada história, depoimentos de artistas e amigos seus.
Após morrer, Flavio Colin ganhou um álbum especial em tributo ao seu talento, com qualidade que nunca chegou a ter enquanto estava vivo. No Brasil é assim.
Mas antes tarde do que nunca. Parabéns à Opera Graphica pelo lançamento.
Classificação: - Samir Naliato
Classificação: