Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

Foul Play!

1 dezembro 2005


Título: Foul Play! (Harper Design) - Livro teórico
Autor: Grant Geissman

Preço: US$ 29.95

Número de páginas: 272

Data de lançamento: 2005

Sinopse: Biografia dos principais autores da famosa editora EC Comics, responsável por grandes sucessos na década de 1950. Complementada por reproduções de HQs de cada artista.

Positivo/Negativo: Nos anos 50, nenhuma editora foi mais comentada do que a EC, de Entertainment Comics, para o bem ou para o mal. Capitaneada pelo notável editor Bill Gaines, ela lançou as revistas mais criativas e ousadas até então publicadas e conquistou enorme sucesso com títulos de terror, suspense, aventuras policiais e de ficção científica, graças ao talento de uma equipe extraordinária de roteiristas e desenhistas.

Nomes como Al Feldstein, Johnny Craig, Jack Davis e Joe Orlando fizeram história e influenciaram uma geração de novos ilustradores. Também integravam o time os geniais Harvey Kurtzman, Wallace Wood e Al Williamson. Pois todos esses e muitos outros artistas são retratados neste livro.

Cada capítulo é dedicado a um ilustrador e traz dados biográficos, documentos, rascunhos e reprodução de originais raríssimos, encerrando com uma HQ da época, ilustrada pelo respectivo desenhista. Rica em informações, a obra permite conhecer o perfil de grandes artistas, incluindo trabalhos realizados fora da EC e até para editoras concorrentes.

As reproduções das histórias, feitas das próprias revistas, mantêm as cores e o reticulado original. Isso permite apreciar a riqueza dos traços e dos roteiros, alguns deles inspirados em contos de Ray Bradbury, tal qual apareceram há mais de 50 anos, e imaginar o impacto que provocavam em seus jovens leitores.

Como bônus há uma HQ que estava pronta para ser impressa, mas que com o cancelamento da revista que a publicaria, permaneceu inédita. O excesso de cenas de violência, erotismo e terror dos títulos da EC acabaram provocando uma perseguição por parte de alguns setores da sociedade norte-americana, cuja pressão resultou numa comissão parlamentar que visou banir os quadrinhos da editora e suas congêneres.

O nome Foul Play!, aliás, é o da história desenhada por Jack Davis, também reproduzida no livro. Nela encontra-se a famosa cena de uma insólita e macabra partida de beisebol citada no livro Seduction of the Innocent, de Fredric Wertham.

A fase de forte censura aos quadrinhos que se seguiu às investigações gerou um Código de Ética tão rígido que acabou por inviabilizar a sobrevivência da linha de gibis da EC, com exceção da Mad, mas o curto período em que ela durou foi o suficiente para deixar uma obra riquíssima, da qual alguns exemplos podem ser admirados neste livro.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA