Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

FRANKENSTEIN

26 outubro 2009


Autor: Marion Mousse (roteiro e arte), adaptando o livro de Mary Shelley. Publicado originalmente em Frankenstein.

Preço: R$ 39,90

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Outubro de 2009

Sinopse: O cientista Victor Frankenstein, de Genebra, é recolhido do gelo pela tripulação de um navio que ruma para o polo Norte.

Atormentado, ele conta ao capitão da embarcação que, alguns anos antes, deu vida, a partir de restos mortais de diversas pessoas, a uma criatura horrenda que deixa atrás de si um rastro de horror e violência.

E esse monstro continua no encalço de Victor Frankenstein...

Positivo/Negativo: Certamente, não foi por acaso que a Salamandra investiu nessa linha Ex-Libris, da francesa Delcourt, que adapta para os quadrinhos grandes obras da literatura mundial. Afinal, o número cada vez maior de HQs adotadas por programas de incentivo à leitura do governo é um atrativo e tanto.

E a editora acertou na escolha. Este Frankenstein é uma HQ e tanto. Não apenas por respeitar a obra original de Mary Shelley, mas porque Marion Mousse (pseudônimo feminino de um autor que continua sem revelar sua verdadeira identidade) conduz a trama de modo a deixar o leitor instigado a virar logo a página.

O monstro criado por Victor Frankenstein demora cerca de 50 páginas para aparecer, mas nem isso torna a obra desinteressante. Pelo contrário. O ritmo da história e os vários personagens bem construídos se encarregam de prender a atenção que quem lê.

A forma como a criatura vê suas emoções se transformarem com o passar do tempo, até se tornar um ser dominado pelo desejo de vingança, é narrada de forma sublime. Nada de arroubos de violência, mortes cruéis ou sangue jorrando pelas páginas. Isso acontece? Sim, mas tudo muito sutilmente.

A arte de Mousse é um capítulo à parte. Mesmo com um traço que, à primeira vista, parece infantil e com uma diagramação pouco ousada (uma característica das HQs europeias), sua narrativa é excelente e dita o ritmo da leitura de acordo com a intensidade da cena.

Contribuem bastante para esse resultado as cores de Marie Galopin. Com uma paleta de tons escuros, ela dá à história o tom sombrio que o roteiro pede.

A edição da Salamandra é caprichada. Papel e impressão bacanas, formato grande (22 x 29 cm) e preço justo. Além disso, o álbum compila num único volume os três tomos publicados na França pela Delcourt.

Nas últimas páginas, a editora anuncia o já lançado Robson Crusoé,
adaptado por Christophe Gautier, e promete para 2010 As aventuras de
Tom Sawyer
, por Jean
David Morvan
e Frédérique Voulyzé (roteiro) e Séverine Lefebvre (arte);
Os três mosqueteiros, por Jean David Morvan e Michel Dufranne (texto)
e Rubén (traço); e A
ilha do tesouro
, por David Chauvel (roteiro) e Fred Simon (desenho).
Se a Salamandra realmente publicar todos esses álbuns, será uma coleção e tanto.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA