FRIDAY THE 13th – ABUSER AND THE ABUSED
Editora: (Wildstorm) - Edição especial
Autores: Joshua Hale Fialkov (roteiro), Andy B (arte) e Darlene Royer (cores).
Preço: US$ 3,50
Número de páginas: 24
Data de lançamento: Junho de 2008
Sinopse
Maggie é uma estudante que pertence a um rol cada vez mais comum na sociedade: segregada e humilhada pelos outros colegas da escola, abusada e violentada pelo namorado, além de ser negligenciada pelo pai alcoólatra desde que sua mãe faleceu. E ainda tem que aguentar os abusos verbais da madrasta.
Mas cada um conhece o seu limite; e o de Maggie chegou. Armando uma cilada para se vingar do namorado Steve, ela o leva até o famoso acampamento sangrento de Crystal Lake.
Positivo/Negativo
Apesar da qualidade da maioria dos filmes da franquia ser pífia, não há dúvidas de que Sexta-Feira 13 foi, e continua sendo, uma das mais famosas e rentáveis séries de horror de todos os tempos.
Desde que Jason Voorhees começou sua imortal trilha sangrenta - ainda usando um mero pano na cabeça, sem a clássica máscara de hóquei -,já se vão 30 anos e vários filmes, romances e quadrinhos derivados da franquia. Sem contar os crossovers com outros ícones do terror, como Leatherface, Freddy Krueger e Ash Williams.
Para os fãs do bom terror trash e nonsense, um prato cheio.
Em 2006, o selo Wildstorm começou a publicar alguns contos em quadrinhos da franquia - este especial é um deles.
A história até tenta fugir dos clichês convencionais (muito sexo, mortes seriadas, adolescentes estúpidos), mas pouco consegue realizar de novo. A protagonista, cansada dos abusos e humilhações constantes, resolve se vingar no melhor estilo de Jason e acaba por se encontrar com ele em seu território.
O desfecho é mais do que previsível.
Para não passar batido como apenas mais um conto do famoso Lago Cristal e seu lendário anfitrião, vale notar a arte estilo retrô do desenhista Andy B, que muito lembra o traço de Darwyn Cooke (DC: A Nova Fronteira, The Spirit), que, aliada às cores chapadas de Darlene Royer, dá à HQ um ar de nostalgia, que é o seu grande destaque.
Também vale mencionar a bela capa de Brandon Badeaux, desenhista responsável pelas primeiras edições da série Star Wars: Rebellion.
E só.
Classificação: