FX # 1
Autores: Wayne Osbourne (roteiro) e John Byrne (desenhos).
Preço: download gratuito
Número de páginas: 103 telas
Data de lançamento: Março de 2008
Sinopse: Após ser atingido num misterioso acidente, o jovem Tom Talbot acorda com superpoderes. O que parece diversão, logo é posto à prova quando seus amigos são ameaçados.
Positivo/Negativo: Aos poucos, as editoras e autores estão descobrindo o poder de divulgação e venda dos quadrinhos em dispositivos móveis.
Enquanto a Marvel lança os seus motion comics, a
Iverse Comics trabalha para colocar no ar o material de outras editoras.
Este FX é uma adaptação do primeiro número de uma minissérie publicada originalmente pela IDW em 2008, escrita por Wayne Osbourne e desenhada por John Byrne.
Nela, é narrada uma história com típicos elementos clichês de super-heróis, mostrando um jovem que ganha poderes misteriosamente e tem de enfrentar um inimigo mortal para salvar os amigos.
Apesar de ter uma narrativa divertida, a sensação ao ler a HQ é de déjà vu, pois não há nada de novo nela. Mesmo a arte de John Byrne remete a outros de seus trabalhos. Inclusive, a colorização berrante não casou bem com a tela do Ipod, ficando brilhante e incômoda.
Outro problema foi diagramação dos quadros, que ficou picotada e confusa, não conferindo ritmo à HQ.
Resumindo, diferentemente do que foi feito em Death Dealer, FX ficou um completo fiasco.
Entretanto, é preciso dizer que a editora não perde nada ao colocá-lo para download gratuito no Itunes. Mesmo abaixo da crítica, eventualmente, alguém pode se interessar pelo resto da história e fazer um download pago dos outros números da minissérie.
E, para isso, a editora não gasta nada com estocagem ou divulgação, apenas expõe a HQ, sem compromissos. O que vier, é lucro.
Classificação: