Gente Fina
Editora: Desiderata - Edição especial
Autor: Bruno Drummond (texto e arte).
Preço: R$ 19,90
Número de páginas: 120
Data de lançamento: Fevereiro de 2007
Sinopse
Coletânea de cartuns de Bruno Drummond publicados no jornal O Globo que retratam a classe alta brasileira.
Positivo/Negativo
Os cartunistas brasileiros são pródigos em retratar o mundo dos pobres. Exemplos não faltam. Pra citar dois: Henfil e Edgar Vasques. Também tem os que se metem com os poderosos. São artistas que falam de política, como os Irmãos Caruso e Angeli.
Mas são poucas as vezes em que o cenário retratado por Bruno Drummond na série Gente Fina é vertido em humor gráfico: o mundo fútil da Barra, dos Jardins, da classe A brasileira - e mais pra cima ainda!
Com seu traço fino e elegante, sem firulas nem frescuras, Bruno debocha das dondocas com amantes, da filha baladeira do corrupto, das patricinhas que amam escova progressiva, das cantadas baixas em gente que não vale a pena. Nesse mundo, só a futilidade não discrimina: não importa sexo, idade ou raça.
Bruno trata sempre do mesmo grupo de personagens, com temas recorrentes, mas a multiplicidade de abordagens que consegue dar mostra de que a futilidade não tem limites.
Gente Fina, sétimo volume da coleção Sigmund, é mais do que um livro de cartuns: é uma crônica de um mundinho que carece de deboche.
Classificação