GERALDÃO
Título: GERALDÃO (Opera Graphica - Revista Bimestral)
Autor: Glauco (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 4,90
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Dezembro de 2003
Sinopse: Coleção de tiras para jornal para criações de Glauco, como Geraldão, Dona Marta, Zé Apocalipse, Os ETs, Casal Neuras, Nojinsk e Doy Jorge.
A edição traz ainda produções do desenhista Pelicano.
Positivo/Negativo: Legal! Depois de muito tempo, para matar a saudade dos que liam e relêem a saudosaCirco, um gibi do Glauco volta às bancas, e com uma verdadeira epopéia geraldiana: cores, para delírios de solteiros ou não, acompanham o personagem ao longo das kafkianas agruras, após sua metamorfose em barata!
Esta criação de Glauco é, há quase 20 anos, uma das poucas tiras de jornal que aliam inteligência e humor iconoclasta.No interior do País, o edipiano solteirão, que vive de cuecão, enchendo a cara e/ou drogando-se com mil seringas, já provocou irados protestos da parte de leitores mais conservadores.
A Opera Graphica poderia aproveitar o ensejo e relançar a aventura que já entrou para os anais das HQs brazucas: Geraldão perde a virgindade!
Mas esta edição traz ainda um dos momentos mais patéticos dos anos 80, o roqueiro "nóia" Doy Jorge em tiras tão, mas tão empoeiradas, que se lê duas repetidas na página 24!
Esta edição, infelizmente, tem quatro coisas que poderiam torná-la bem melhor:
1) 36 páginas é muito pouco para o talento de Glauco!
2) O gibi é bimestral, e não quinzenal!
3) Os ETs aparecem pouco!
4) Dona Marta não vai além de um comportado top less!
Classificação: