Gideon Falls – Volume 1 – O celeiro negro
Editora: Mino – Edição especial
Autores: Jeff Lemire (roteiro) e Andrea Sorrentino (arte) – Originalmente em Gideon Falls # 1 a # 6 (tradução de Dandara Palankof).
Preço: R$ 79,90
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Outubro de 2018
Sinopse
Gideon Falls acompanha a vida de um jovem recluso que é obcecado por catar no lixo “artefatos” de uma conspiração que parece existir apenas na sua cabeça.
A obra também apresenta a vida de um fracassado padre católico que chega numa pequena cidade cheia de segredos obscuros.
As histórias de ambos vão se entrelaçar em torno de uma misteriosa lenda, trazendo a morte e a loucura em seu rastro.
Positivo/Negativo
Embora o celeiro seja um elemento coadjuvante na maioria dos trabalhos de Jeff Lemire, aqui ele é protagonista. O que era somente uma lenda, torna-se um delírio palpável e um mistério que assombra a vida de dois homens: o paranoico Norman, sempre em busca de objetos que possam comprovar suas teorias, e, em paralelo, um padre que é enviado para a pequena cidade de Gideon Falls.
O celeiro negro, com suas aparições e segredos, irá unir os dois personagens – que buscam entender a sequência de estranhos eventos que está assombrando suas vidas.
O roteiro tem mistério, agilidade, questionamentos pertinentes sobre a fé e a razão, personagens interessantes que revelam-se gradualmente e uma trama muito bem organizada e consistente.
A arte de Sorrentino, quando trata da realidade, não agrada muito – principalmente pelos "ruídos" no preto e por seus personagens "congelados". Porém, quando a trama entra nos sonhos, delírios e no terror do celeiro, tudo que se deseja é ficar admirando sua técnica.
Há sequências frenéticas e psicodélicas, com representações atormentadoras. Além disso, as cores de Dave Stewart são igualmente incríveis nesses momentos, abusando do vermelho, que torna-se quase um sinal de alerta ao longo da história.
Apesar das ressalvas em relação à arte do Italiano, sua narrativa gráfica é fluida e, ao mesmo tempo, dosa bem a condução do suspense.
A dupla de criação, já famosa por Arqueiro Verde e Velho Logan, cria uma história envolvente, com momentos sombrios e psicologicamente perturbadores.
A edição é com capa dura, boa impressão em papel couché e traz uma galeria de capas variantes.
Este primeiro volume não apenas é uma ótima leitura, como também termina com um gancho poderoso para o próximo, de deve sair no Brasil ainda em 2019.
Classificação:
.