Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

GLAMOUR POPULAR # 1

1 dezembro 2007


Título: GLAMOUR POPULAR # 1 - Fanzine sem periodicidade
definida

Autores: Caeto , Daniel Paiva e Luana Geiger (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 5,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Novembro de 2007

Sinopse: Revista independente com histórias do cotidiano.

Positivo/Negativo: Quem acredita que não há produção quadrinhística no Brasil não está olhando para o lugar certo. Enquanto os poucos trabalhos nacionais publicados por grandes editoras não costumam ter muito êxito nas livrarias, as edições independentes, ao contrário, se proliferam.

Isso porque os zineiros sabem como atingir seu público, distribuindo as revistas em bares, eventos e afins, garantindo que a produção circule.

É o caso da Glamour Popular, revista derivada do núcleo de outro zine, o Sociedade Radioativa e tocada pelo quadrinhista Caeto. A HQ é uma boa amostra do que é produzido no cenário independente.

As histórias são palpáveis, narrando fatos do cotidiano possível do autor e dos leitores. E, diferentemente de trabalhos autobiográficos chatos como os que invadiram a última edição da Front, as HQs da Glamour Popular são interessantes e rapidamente o leitor se vê envolvido nas narrativas.

Um detalhe interessante é que, apesar de não haver nenhum tipo de busca ostensiva por uma "HQ nacional", o gibi é uma HQ nacional por excelência, pois retrata naturalmente coisas da cultura urbana brasileira, que os leitores facilmente podem identificar.

A arte de Caeto, o desenhista de quase toda a edição, é bem característica. Ele sabe ser detalhista ou simples quando preciso. E a diagramação dos quadrinhos é bem sóbria, como a narrativa pede.

Já Daniel Paiva, autor de duas HQs curtas passadas no Rio de Janeiro, tem um traça mais simples, puxando para o humorístico. Suas histórias "quebram" na medida certa o ritmo da edição, tanto no traço quanto na temática.

A outra HQ curta também é uma humorística, de Luana Geiger.

Destaque também para o experimentalismo no final, na parte Entrevista Ilustrada, em que o autor entrevistou pessoas comuns de São Paulo sobre a cidade e as retratou no gibi.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA