Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

GRANDES CLÁSSICOS DC # 1 - OS NOVOS TITÃS

1 dezembro 2005


Título: GRANDES CLÁSSICOS DC # 1 - OS NOVOS TITÃS (Panini
Comics
) - Edição especial
Autores: Marv Wolfman (roteiro) e George Pérez (desenhos).

Preço: R$ 18,90

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Fevereiro de 2005

Sinopse: Os antigos membros da Turma Titã, Robin, Moça-Maravilha, Kid Flash e Rapaz-Fera, agora chamado de Mutano, são reunidos por Ravena, uma mulher misteriosa com poderes místicos. A eles se juntam Cyborg e a princesa alienígena Estelar.

O motivo desta reunião é uma ameaça maligna que se revela nas visões de Ravena e se manifesta como uma série de inimigos para os Novos Titãs.

Positivo/Negativo: Certamente, Marv Wolfman já tinha planejado boa parte das histórias que queria contar quando escreveu estas primeiras edições de Os Novos Titãs. Aqui estão aqueles que se tornaram alguns dos maiores antagonistas do grupo, o Exterminador, a C.O.L.M.E.I.A., o Quinteto Mortal e o demônio Trigon.

A combinação dos trabalhos de Wolfman e Pérez é única nos quadrinhos. O resultado é uma narrativa grandiloqüente, tanto no roteiro como nos desenhos. O escritor tem uma "pretensão literária" que faz com que algumas passagens sejam quase um texto em prosa, com um narrador que se sobrepõe à cena.

Para acompanhar suas descrições, a arte de Pérez divide um instante em vários quadros que sempre mostram a ação extrapolando os limites da página. De certa forma, é algo oposto às HQs modernas, que tentam condensar seu conteúdo em formas mais "eficientes" de narrativa.

O maior mérito de Wolfman é criar (e recriar) personagens extremamente carismáticos e marcantes. Tanto os heróis quanto os vilões, têm motivações fortes e traumáticas, que o roteirista expressa com uma viagem pelos pensamentos de cada um, até mesmo em meio às cenas de ação.

Por vezes, os motivos de companheiros se chocam e geram uma tensão entre os personagens poucas vezes vistas até então. Sem dúvida, Wolfman redefiniu a dinâmica para equipes de super-heróis em 1980.

O prefácio do roteirista apresenta tudo que esteve por trás deste trabalho e ajuda a compreender melhor esta dinâmica que se desenrola ao longo de um grande período de tempo. Ele declara sua preferência por histórias que se alongam o quanto for preciso para desenvolver os personagens adequadamente.

A galeria de capas e os pin-ups de George Pérez, se não são uma mostra da plenitude de seu talento, transmitem toda nostalgia da época realçada pela qualidade de edição atual.

A Panini fez um bom trabalho. Há apenas um deslize na revisão do texto na página 57, onde aparece a palavra "traje" escrita com g.

Como referência para aqueles que estão conhecendo o Universo DC, esta edição é fundamental. Além do sucesso da nova fase dos Titãs por Geoff Johns e do desenho para TV, muitos dos coadjuvantes destas histórias terão uma participação de destaque nos eventos que a Panini pretende publicar brevemente, como Crise de Identidade e Countdown.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA