GRANDES EXITOS: ANTOLOGÍA DE ARTE AMABLE
Título: GRANDES EXITOS: ANTOLOGÍA DE ARTE AMABLE (Nobuko)
- Edição especial
Autores: Martín García Garabal e Ariel Martinez Herrera (texto e arte).
Preço: 22 pesos
Número de páginas: 176
Data de lançamento: Abril de 2006
Sinopse: Coletânea de trabalhos da dupla de artistas argentinos.
Positivo/Negativo: Grandes Exitos é uma forma explosiva de artes gráficas e, por vezes, seqüencial. Tem quadrinhos, sim, mas também cartuns e outras formas não-definidas de expressão.
Também não há uma técnica apenas. Nas páginas do álbum, encontram-se colagens, desenhos de bonecos de palitinhos, artes e pinturas sofisticadas, caricaturas, contos ilustrados e até páginas em que é preciso recortar, dobrar e virar de cabeça para baixo para captar a história.
O álbum argentino foi criado por dois novos talentos daquele país. Por vezes, parece um bloco de desenho, em outras tem trejeitos de fanzine, e o tempo todo é uma obra complexa e deliciosa que vai se desenhando. Nem o fato de ser editada em preto-e-branco atrapalha - embora o leitor fique babando por ver as cores que a dupla poderia produzir.
No fim das contas, Grandes Exitos é uma explosão criativa, uma entropia de personagens que a princípio soa caótica, mas lá pelas tantas encontra ordem no caos, principalmente porque tudo ali tem cheiro de novo.
Trata-se, enfim, de um livro raro, como define Liniers (da tirinha Macanudo) em seu prefácio. E é raro porque é profundamente inspirador - tanto que gerou uma coleção de novos autores argentinos, a ser coordenada por Garabal e Herrera, na própria editora Nobuko.
Para conhecer, acompanhar a produção da dupla e também para ver seus trabalhos em cores, basta ir ao blog de Grandes Exitos.
Classificação: