GRANDES HERÓIS MARVEL # 17
Título: GRANDES HERÓIS MARVEL # 17 (Editora Abril) - Revista mensal (último número)
Autores: Chris Claremont (argumentos), Salvador Larocca (desenhos) e Art Thibert & Pennington (arte-final).
Preço: R$ 10,00
Data de lançamento: Dezembro de 2001
Sinopse: O planeta Terra real e o que Franklin (filho de Reed Richard e Sue Storm) criou para levar os heróis mortos durante a saga Heróis Renascem começam a coexistir e, aos poucos, vão se sobrepondo, o que pode levar à total destruição de ambos.
O Dr. Destino faria qualquer coisa para impedir que isso aconteça, já que é o "responsável" pelo planeta. Ele até mesmo se uniria ao Quarteto Fantástico. E isso acaba acontecendo.
Agora, o Quarteto e seu pior inimigo estão juntos para impedir uma catástrofe. Mas este é apenas o começo. Pouco depois da suposta morte de Reed, para espanto de todos (heróis, imprensa e opinião pública), Sue e Victor Von Doom resolvem se casar e se mudarem para a Latvéria.
A partir daí, a luta é para impedir uma guerra com os Estados Unidos e todos os heróis, além de salvar Reed de seu verdadeiro problema (ele não morreu!). Nem que, para isso, seja preciso confiar em Destino.
Positivo/Negativo: Mais que o último número de Grandes Heróis Marvel, esta edição marca o fim de uma era. Depois de 22 anos, esta foi a última revista com personagens da Marvel publicada pela Editora Abril, já que, a partir de agora, as aventuras dos personagens da "Casa das Idéias" serão lançados pela Panini Comics.
Infelizmente, a despedida não acontece em grande estilo. A fase de Chris Claremont no Quarteto Fantástico não deixará recordações muito boas para os leitores. Há muito tempo o autor vem produzindo um material aquém do que fazia nos X-Men.
Neste número, percebe-se a sua necessidade de narrar absolutamente tudo o que está acontecendo. Acaba ficando cansativo e redundante. Quase não existe integração entre desenho e roteiro.
Além disso, a Abril deu uma mancada grotesca na fase final de produção da revista, deixando uma impressão não muito agradável para o que seria a sua última revista Marvel. Na página 116, um aviso sobre o corte de um balão acabou passando despercebido, e entrou como fala da personagem Sharon: "Eliminar este balão e colocar seta no de baixo". O mesmo aconteceu na página 128, quando o Tocha Humana diz "Balão não traduzido".
Outro erro acontece na página 123, onde a palavra "conquistador" é separada erradamente na quebra de linha ("conquis-t-ador").
Uma curiosidade: na página 79 é mostrada a redação da Marvel, com as participações e Chris Claremont e Salvador Larocca levando uma bronca de Stan Lee e Jack Kirby, por fazerem Sue e Destino se casarem.
De resto, fica registrado o belo trabalho de coloração feito pela Liquid!, e não é de hoje!
Classificação: