GUNNM HYPER FUTURE VISION # 3
Título: GUNNM HYPER FUTURE VISION # 3 (Editora
JBC) - Revista mensal
Autores: Yukito Kishiro (roteiro e arte).
Preço: R$ 4,90
Número de páginas: 124
Data de lançamento: Maio de 2003
Sinopse: Enfim, acontece o confronto final entre Gally e Makaku e, de quebra, o leitor ainda é apresentado ao passado do controverso vilão.
Além disso, Yugo, o rapaz que sonha um dia entrar em Zalem, é introduzido na trama e provoca mudanças na vida da heroína cibernética.
Positivo/Negativo: Publicar Gunnm no Brasil foi uma das mais acertadas decisões da JBC. Além do inédito tratamento (sobrecapa formando uma imagem nas lombadas) e da indiscutível qualidade da trama, o mangá atrai os leitores mais velhos, que não se contentam com a simplicidade de um Dragon Ball, por exemplo.
E simplicidade é tudo que o terceiro número de Gunnm evita. O encerramento da luta entre Makaku e Gally é espetacular. A especialidade do autor é criar facetas ambíguas para os personagens.
Makaku, antes um vilão animalesco, é transformado num personagem sofrido. Suas motivações são explicadas e o leitor acaba quase sentindo pena do antagonista. Mesmo quando Gally faz um discurso que em outros meios seria piegas, a ação da narrativa empolga.
Ainda assim, o "filé" da edição acontece quando o personagem Yugo é apresentado. Se Makaku era o oposto visual de Gally, Yugo é isso em um grau mais profundo. Enquanto a protagonista é um ciborgue que procura sua identidade, ele se comporta como um robô, sempre agindo de modo a cumprir seu objetivo: entrar em Zalem.
Yukito Kishiro dá um show de narrativa no desenvolvimento deste relacionamento. Do humor que rega o primeiro encontro do casal, o leitor é levado ao sofrimento de Gally, ao se perceber incapaz de demonstrar seus sentimentos.
Em vez de gastar o restante da edição enrolando a trama (recurso muito usado em outras publicações), um velho conhecido é inserido para bagunçar ainda mais o coreto. Zapan, um mero figurante na edição passada, volta para se vingar de Gally e faz isso atingindo o seu ponto fraco: o amor que ela sente por Yugo.
A edição acaba com o leitor ávido por mais. A ausência de extras quase não é sentida. Destaque para a belíssima capa, e a página dupla que mostra Gally observando a Cidade da Sucata.
Classificação: