Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

GUTSMAN COMICS # 8

1 dezembro 2007


Título: GUTSMAN COMICS # 8 (Oog
& Blik
) - Série sem periodicidade fixa

Autor: Erik Kriek (texto e arte).

Preço: 4,95 euros

Número de páginas: 32

Data de lançamento: 2003

Sinopse: Gutsman, um super-herói loser, não anda numa fase muito boa, o que afeta seu relacionamento com Tigra, a heroína felina.

Enquanto isso, Kitty, a irmã-gatinha de Tigra, enfrenta um grupo de nerds que a desafiam a descobrir o nome do cachorro de Superman.

Positivo/Negativo: O quadrinhista holandês Erik Kriek é o criador de Gutsman Comics, uma excelente série que satiriza o mundo dos super-heróis e que, por enquanto, permanece inédita no Brasil.

Gutsman é um mascarado pouco promissor, que dorme pelos cantos e é eventualmente seduzido pelo álcool. Seu comportamento não é dos mais encantadores, o que deixa os pais de sua garota, Tigra, de cabelo em pé. Não que a família da moça esteja entre as mais normais, afinal, todo mundo por lá usa um capuz de felino.

O clima da série é completamente doentio. Os personagens têm reações inesperadas, que mexem com os rumos da história a cada página. Nada é previsível, mas tudo é fascinante.

A forma como Kriek constrói a sua trama é bastante inovadora: há um punhado de histórias que vão se interligando, cada uma se passando em ambientes diferentes. A primeira, por exemplo, foca em Felix, pai de Tigra, que flagra a moça numa ligação telefônica suspeita. Em seguida, a aventura de Gutsman mostra por que a garota não estava com o namorado.

Até mesmo Kriek, o próprio autor, entra na rodada. O personagem Erik, baseado no criador, ajuda Gutsman em uma história. No miolo em cores, dedicado à divertida aventura de Tigra, há um passatempo em que o objetivo é refazer o rosto de Kriek em uma brincadeira aos moldes do Sr. Cabeça de Batata.

O desenho da série é encantador. Tem traços precisos e limpos, que lembram autores contemporâneos norte-americanos, como Daniel Clowes. Os detalhes da arte também são riquíssimos. Volta e meia o leitor encontra uma referência à DC Comics, por exemplo. Até o jornal em que Gutsman dorme depois de tomar um porre é um Daily Planet.

Para melhorar a situação, os quadrinhos de Kriek são fáceis de ler para qualquer brasileiro. Os balões de Gutsman são preenchidos com desenhos e, exceto por um "OK" aqui e uma interjeição acolá, o trabalho é basicamente gráfico, facilitando a leitura do material.

No fim das contas, Gutsman é mais do que uma simples sátira: é uma HQ em que o humor é construído a partir de uma narrativa ímpar e de um visual mais que bacana.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA