HARD STORY
Autores: Horacio Altuna (texto) e Jorge González (desenhos).
Preço: R$ 53,85
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Outubro de 2001 (em Portugal) / Fevereiro de 2003 (no Brasil)
Sinopse: Jimmy "The Shame" é um cafetão que, além de "agenciar" as prostitutas do bairro pobre onde mora, realiza alguns serviços sujos para a máfia local. No, local tudo se vende e se compra: a vida, o amor, a morte... E por um preço bem barato.
Tudo corria normalmente, para Jimmy, até que apareceu Natália, a sobrinha de uma das garotas de programa que ele agencia. Vinda do interior, a moça é "carne fresca" e vai aumentar o rendimento do cafetão, cujas dívidas de jogo vêm crescendo a cada noite.
Mas com Natália, Jimmy não repete sua autoridade e domínio. Ele bem que tentou... mas não conseguiu. E nem entende o sentimento que o atinge. Pior é que precisa entregá-la para alguns "clientes"...
Positivo/Negativo: Hard Story é um dos belíssimos álbuns da editora portuguesa Vitamina BD que a gibiteria Comix, de São Paulo, trouxe para o Brasil no início do ano.
Com uma trama densa, o argentino Horacio Altuna (famoso por seus desenhos cheios de erotismo, que saíram por aqui, na década de 1990, na revista Porrada! Especial, da Editora Vidente) construiu um roteiro no qual mostra que o sentimento conhecido como amor pode gerar distorções doentias em alguém cuja vida é tudo, menos normal.
Em sua primeira transa com Natália, aquela em que o cafetão precisa "marcar o território", Jimmy broxa. E, claro, não consegue entender a razão. Afinal, um homem das ruas não estaria sujeito a se apaixonar. Ele errou!
Depois disso, Jimmy não se conforma em ter de entregar Natália para os clientes, mesmo que precise do dinheiro para saldar suas dívidas de jogo. Por isso, numa fixação doentia, passa a eliminar sistematicamente todos que mantêm relações com a garota. Ninguém escapa. Homens, casais, garotos recém-iniciados no mundo do sexo, todos são assassinados sem piedade. Afinal, ninguém além dele - mesmo não tendo conseguido satisfazer seus desejos completamente - poderia ter a jovem em seus braços e ficar vivo para lembrar.
Logo após conseguir, pela primeira vez, realizar sua "obrigação" com Natália, Jimmy recebe a inesperada visita do capo Mancuso, que mandava no bairro e controlava a jogatina. O mafioso resolve experimentar a "carne nova". E consegue, com a ajuda dos músculos de seus capangas, que detêm o furioso cafetão!
Mas Jimmy não pode deixar isso barato, mesmo contra alguém tão poderoso. A conclusão é surpreendente!
Além do roteiro bem construído, merecem elogios os desenhos do argentino Jorge González, pouco conhecido por aqui, mas excelente. Seu traço lembra demais o trabalho do espanhol Miguelanxo Prado.
Com um maravilhoso domínio das técnicas de claro e escuro (usando apenas tons de cinza) e competentes "tomadas de câmeras", González deixa o leitor ávido por virar a página e descobrir o que vem a seguir. Vale a pena conhecer um pouco mais de sua obra, visitando seu site pessoal.
O preço do álbum é salgado para os padrões brasileiros, mas vale ressaltar que trata-se de uma edição importada e o acabamento é de livro (capa dura, formato álbum e papel de luxo). Definitivamente, é um material para leitores diferenciados.
No melhor estilo do dramaturgo Nelson Rodrigues, Hard Story é uma daquelas histórias que certamente já ocorreram na vida real. E este é o seu maior charme.
Classificação: