Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

HELLBOY: CONQUEROR WORM #3

1 dezembro 2001

Hellboy: Conqueror Worm #3Título: HELLBOY: CONQUEROR WORM #3 (Dark Horse Comics) - Mini-Série em 4 edições (Inédito no Brasil)

Autores: Mike Mignola (texto e desenhos) e Dave Stewart (cores)

Preço: U$ 2,99

Data de lançamento: Julho de 2001

Sinopse: O Dr. Oeming, nazista enviado morto (isso mesmo, morto!) ao espaço para contatar as criaturas extraterrestres, está de volta. Sua chegada traz destruição e mutações a todos os humanos expostos. Hellboy, Roger e Lobster Johnson enfrentam Von Klempt e sua neta para impedir que o mal antigo trazido a este plano de existência pelo cadáver de Oeming se alastre.

Inger enfrenta os fantasmas do passado no castelo, enquanto conjectura sobre a demência de seu avô. O insano Von Klempt batalha com Hellboy, que destruiu seus preciosos gorilas, enquanto Roger tenta deter os nazistas transformados em criaturas.

Mas são incapazes de impedir que a criatura que possuiu o cadáver de Oeming, um verdadeiro leviatã, parecido com uma lagarta gigante, se erga e espalhe a destruição.

Num momento de interlúdio, Von Klepmt narra à sua horrorizada neta, o que deve acontecer com o mundo, agora que o verme gigante está solto. Agora, após destruir tudo, a criatura deve chamar dos céus os trezentos e sessenta e nove filhos de Ogdru Jahad. E só então Ogdru Jahad despertará os sete que são um só, a serpente. O fim.

Inger Klempt chora em desespero e percebe que nem mesmo ela escapou da transformação.

Positivo/Negativo:

Tanto o roteiro quanto a arte continuam nos ótimos níveis anteriores, e Mignola parece amarrar diversas pontas soltas.

Mais uma vez, é mencionado que o castelo Hunte é amaldiçoado por Rübezahl, que, segundo Laura/Inger Von Klempt (na primeira edição), é um gigante mitológico.

Na verdade, esta é uma variação do folclore germânico. Rübezahl é o nome dado a uma raça de elfos da Alemanha e da Europa oriental, que vivem nas montanhas e infernizam a vida dos viajantes.

Em outra variação, ele é um espírito das montanhas e o Senhor dos Ventos, do folclore germânico. Ele vive em Riesengebirge (as montanhas gigantes), uma cadeia de montanhas que separa a Polônia de hoje (que já foi a antiga região da Prússia Silesiana que fazia parte da germânia e do Império Austro-Húngaro) e as Repúblicas Tcheca e da Eslovaquia (antiga Bohemia).

Numa outra lenda, de caráter mais natalino, Rübezahl é o nome de uma criatura que vigia a floresta e protege as crianças de qualquer mal. Além disso, passa o ano fazendo pacotes para presentear as crianças no Natal.

Provavelmente, a referência de Mignola é dedicada ao antigo filme de horror alemão Rubezahl's Hochzeit (conhecido em inglês pelos títulos Old Nip's Wedding ou Rubezahl's Wedding), de Paul Wegener (famoso por O Golem). Neste filme mudo, em preto e branco, de 1916, um fantasma gigante aterroriza uma família numa montanha, criando uma terrível tempestade.

Mas as referências de Mignola são sutis e extensas, tanto no que se refere à pintura, escultura, arquitetura e literatura. Neste número é evidente, mais do que em outras aventuras, a influência do escritor Lovecraft.

Aliás, toda a série Hellboy: Conqueror Worm também faz muitas referências ao livro The Keep de F. Paul Wilson, que ficou mais conhecido com a adaptação deste livro para o cinema, resultando no fraco A Fortaleza Infernal (The Keep).

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA