HELLBOY & GHOST
Título: HELLBOY & GHOST (Mythos Editora) - Edição especial
Autores: Mike Mignola (texto), Scott Benefiel (desenhos) e Jasen Rodriguez (arte-final).
Preço: R$ 3,90 (preço da época)
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Junho de 1999
Sinopse: Durante uma investigação num prédio antigo, a parceira sensitiva de Hellboy, Jo, alerta "o maior detetive paranormal do mundo" sobre a presença de Ghost.
Os dois acabam "trombando" e, acidentalmente, descobrem ossadas de um assassinato ocorrido 60 anos atrás.
Um símbolo em um dos esqueletos atrai a fantasma para outra dimensão, onde um ser enigmático, usando uma máscara verde diz que a chave para o seu descanso seria entregar-lhe a mão direita de Hellboy.
Positivo/Negativo: Este crossover teve o mérito de apresentar aos leitores brasileiros a personagem Ghost, uma morenaça, literalmente, "do além". É que a garota é uma fantasma que elimina bandidos, munida de duas pistolas 45. Depois disso, ela só voltou a dar as caras nas bancas tupiniquins numa minissérie em formatinho com a Batgirl, lançada por aqui pela Brainstore.
A edição tem como destaque a habilidade de Mignola ao abordar o tema "espírito que vaga no mundo dos vivos, mas quer descansar em paz", sem ser exagerado; e a manutenção do clima detetivesco das histórias de Hellboy, algo que todos adoravam em Batman e que está tão em baixa ultimamente.
Outro ponto positivo é que, apesar de Hellboy ter "nascido" pra ser desenhado por Mignola, o traço de Benefiel não deixa nada a desejar.
É claro que, como em todo crossover do gênero, primeiro rola um quebra-pau entre os dois mocinhos, para, depois, ambos se unirem, ao descobrirem que Ghost havia sido enganada pelo espírito de Alal, o Destruidor, que planejava voltar ao mundo dos vivos.
Sem grandes pretensões, Hellboy & Ghost cumpre seu papel: é um bom entretenimento.
Classificação: