HELLBOY – O VERME VENCEDOR
Título: HELLBOY - O VERME VENCEDOR (Mythos
Editora) - Edição especial
Preço: R$ 24,90
Número de páginas: 144
Data de lançamento : Setembro de 2005
Autor: Mike Mignola (roteiro e desenhos).
Sinopse: Imagine Hellboy tendo que enfrentar um monstro de estranhos poderes, que veio do espaço. É pouco?
Pois bem, acrescente a esta missão um cérebro que flutua numa "jarra antigravitacional". Quer mais?
Saiba que o diabão terá de lidar com as conseqüências de uma experiência de 1939, quando os nazistas mandaram para o espaço um foguete com um cadáver... Falta alguma coisa?
Claro, acrescente ainda a presença do maior vingador do mundo livre, o Lagosta Johnson... O quê? Nunca ouviu falar dele? É bom se preparar, então.
Positivo/Negativo: Um gibi caro, sem dúvida. Mas vale a pena comprar, pois ler uma aventura do Hellboy é sempre um grande prazer. O que mais chama atenção, inicialmente, é a inventiva arte de Mignola. Seus desenhos revelam uma sutil influência do mestre Jack Kirby para a estilização da musculatura do diabão, e da "marcação" das seqüências de ação.
Mignola é autor de um inteligente uso de cores como o vermelho e amarelo, combinados ao jogo de sombras e luz, para ressaltar as passagens da ação aos movimentos de fragmentação. Isso caracteriza a dinâmica de Hellboy, como aquela que se faz em momentos de surpresa, violência e perplexidade dos personagens.
Quanto ao enredo, a diversão é garantida pela colagem de referências que vão da ficção histórica sobre o suposto interesse místico dos nazistas a personagens de antigos seriados de cinema dos anos 1930 e 1940.
O problema é que, em alguns momentos, é tanta informação que o leitor pode perder algumas relações que vão sendo estabelecidas na velocidade de um meteoro entrando na atmosfera terrestre.
Por outro lado, fica a impressão de que a história foi estendida além do necessário. Mesmo assim, é uma edição para ser relida algumas vezes, pois certamente se achará outros detalhes interessantes.
No mais, não é todo dia que uma HQ em cartaz na banca da esquina começa com uma longa e maravilhosa citação de Edgar Allan Poe!
Classificação: