HIDDEN DISASTERS
Editora: Escritório de Publicações da União Europeia - Edição especial
Autor: Erik Bongers (texto e arte).
Preço: distribuição gratuita
Número de páginas: 40
Data de lançamento: Fevereiro de 2010
Sinopse
Um terremoto atingiu o norte de Bordúvia. A Direção Geral de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commission's Humanitarian Aid Office - ECHO) convoca a agente de campo Zana para ir até o local e supervisionar o auxílio que vem do Velho Continente.
Positivo/Negativo
Hidden disasters é um álbum publicado e distribuído gratuitamente pela União Europeia para divulgar como é o trabalho de ajuda humanitária da Echo. E isso tem seus prós e contras.
Na dianteira dos contras está uma característica que não chega a surpreender: o tom didático e monótono que marca a maioria das HQs institucionais. O roteiro é certinho demais. Não arrisca. O pecado maior é basear o enredo em um país fictício como Bordúvia: fica artificial demais numa época em que autores como Joe Sacco e Emmanuel Guibert retratam a realidade das zonas de conflito.
Claro, um órgão oficial que representa diversos países tem mais é que ser zeloso com seus deveres institucionais e não pode sair por aí aloprando com roteiros profundos e reveladores. Mas tem que ter consciência de que uma HQ pagará um preço por isso: dificilmente ela será uma grande obra de arte.
Deixando de lado as limitações autoimpostas, Hidden disasters tem seus acertos. Graficamente, segue os padrões do mercado franco-belga e é muito caprichada: capa dura, bom papel, impressão impecável.
A arte do belga Erik Bongers é bonita. De longe, lembra o traço de Steve Dillon. Nos detalhes, dá para perceber a influência de Moebius.
Mesmo com as limitações, Bongers consegue fazer um roteiro com bons momentos. Depois de um começo maçante, a história pega um ritmo quando Zana vai para a região das montanhas e chega a enfrentar problemas com autoridades.
Hidden disasters pode ser baixada ou encomendada no site da livraria da União Europeia.
Classificação: