HOMEM-ARANHA # 74
Autores: Homem-Aranha - Amigão da Vizinhança - Peter David (roteiro) e Scott Eaton (desenhos);
O Sensacional Homem-Aranha - Roberto Aguirre-Sacasa (roteiro) e Sean Chen (desenhos);
Saudade - Sean Mckeever (roteiro) e Terrel Bobbet (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Fevereiro de 2008
Sinopse: O Sensacional Homem-Aranha - Depois de gravemente ferido por Rino, Tia May e Mary Jane têm que ajudar Peter a se recuperar.
Homem-Aranha - Amigão da Vizinhança - O Abutre prepara uma emboscada para Peter no lançamento do livro de Deb Whitman. O herói terá que proteger todos e ainda se defender do vilão que foi contratado pelo governo para caçá-lo.
Saudade - Uma aventura no passado do Homem-Aranha, quando ele ainda usava o uniforme negro e era dominado pelo traje.
Positivo/Negativo: Uma edição mediana de Homem-Aranha.
Nas primeiras duas histórias, a conclusão da trama de Deb Whitman. Percebe-se que Peter David está mostrando como ficam as histórias "típicas" do Homem-Aranha agora que todos sabem sua identidade.
Os elementos característicos estão lá: vilão clássico, alguém difamando o Aranha, J.J. Jameson irritado, amigos o ajudando e uma história trágica envolvendo o bandido da vez. A única coisa que destoou foi a forma que Peter ajuda o Abutre. Depois de o velhinho ter um acidente vascular cerebral e ficar no hospital desejando morrer, Parker quase o mata para provar que o inimigo ainda tem energia para lutar pela vida. Foi uma saída pouco ortodoxa e nada a ver com o herói.
O desenho é interessante. Scott Eaton varia tanto a referência que usa, que quase parece outro artista. Para quem acompanhava as histórias do Aranha até pouco tempo é fácil perceber diversas semelhanças do traço dele com o de Mike Deodato.
Em O Sensacional Homem-Aranha a coisa começa a desandar. Parece que os Parker estão numa situação desesperadora depois de Peter ter mudado de lado na Guerra Civil.
A tentativa de paralelo com o passado da Tia May e Peter não funcionou e deixou a narrativa chata e deprimente. Juntando isso a um desenho inconstante, com algumas cenas bem ruins, e tem-se um conjunto chato de se ler.
A última história se passa próxima ao final da fase original do uniforme negro. Na época, o simbionte dominou o corpo de Peter e levava-o para "passear" no meio da noite, enquanto seu "hospedeiro" estava dormindo, para gerar a adrenalina que o alimentava. Foi quando Parker começou a perceber que acordava sempre cansado sem saber por que e passou a analisar melhor o traje.
Para quem leu a saga original, esta HQ é sem propósito, uma vez que o ritmo é bem diferente e o desenho moderno e arredondado não lembra em nada os artistas daquele período.
Para quem não leu, faltou uma introdução melhor do que o resumo de quatro frases antes da história.
Se você não entendeu o que a história está fazendo ali, no final da Guerra Civil # 7, Peter passa a usar um uniforme negro, agora de tecido, para agir com os Vingadores Secretos. Isso levará, na próxima edição, ao início da fase Back in Black, uma referência a um álbum da banda AC/DC.
Classificação: