Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

HOMEM-BORRACHA # 1

1 dezembro 2005


Título: HOMEM-BORRACHA # 1 (Ebal) - Revista mensal
Autores: Homem-Borracha - Steve Spestes (roteiro) e Ramona Fradon (desenhos);

Aquaman - Paul Levitz (roteiro) e Jim Aparo (desenhos).

Preço: Cr$ 3,00 (preço da época)

Número de páginas: 24 (formatinho, em cores)

Data de lançamento: Outubro de 1976

Sinopse: As dentadas destruidoras - O título da história do Homem-Borracha já evidencia seu tom humorístico, característica que é a marca registrada do personagem.

Junto com seu fiel companheiro Bolão e a confusa secretária Silvia, o policial/super-herói elástico precisa se desdobrar (literalmente) para desvendar o mistério dos bandidos que se comportam como animais.

Em O saqueador de Atlantis, Aquaman e Mera enfrentam uma quadrilha de piratas submarinos

Positivo/Negativo: Homem-Borracha # 1 é uma revista nostálgica. O Goma, como também era conhecido, foi um dos mais populares e queridos personagens de meados do século passado. Suas aventuras surreais, publicadas por quase todas as grandes editoras nacionais, garantiam boas gargalhadas a seus admiradores.

Criado pelo desenhista Jack Cole, a primeira aparição do Homem-Borracha foi em 1941, na revista Police Comics # 1, da Quality. Diferente desde sua origem, ele é um criminoso arrependido (Eel O´Brian) e seus poderes esquisitos aliados a uma personalidade excêntrica geram formas bizarras de combater o crime.

Embora hoje pouco usados, os coadjuvantes da série eram bastante interessantes. Bolão, melhor amigo e companheiro do Homem-Borracha desde os tempos de crime; O Chefe, seu superior no D.I.N (Departamento de Investigações Nacionais); o Agente Jaime, colega e rival do herói no D.I.N.; e Silvia, a eficiente e atrapalhada secretária do Q.G.

Outro aspecto bacana do personagem é seu uniforme, um dos mais feios da época, mas que se tornou clássico a ponto de ser considerada uma heresia o simples pensamento de alterá-lo.

A história do Aquaman é tão maçante, que poderia ter sido suprimida para dar mais espaço ao personagem-título.

Na segunda capa é apresentado, sob o título Curriculum Vitae, uma matéria muito boa sobre a origem do Homem-Borracha.

Apesar do famigerado formatinho e da fraca história do Aquaman, é uma boa revista, que agrada sobretudo os leitores da velha guarda.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA