I, ROBOT # 1
Editora: IDW Publishing/ Robot Comics - Minissérie
Autores: Cory Doctorow (história original), Dara Naraghi (roteiro adaptado) e Erich Owen (arte).
Preço: Grátis
Número de páginas: 74 telas
Data de lançamento: Junho de 2009
Sinopse
Um detetive de polícia investiga casos de assassinatos envolvendo robôs, quando se depara com o desaparecimento da própria filha.
Positivo/Negativo
Cory Doctorow é um blogueiro e autor de ficção científica canadense, coeditor do blog Boing-Boing e um militante dos Creative Commons.
Vários dos seus livros de sci-fi estão circunscritos nesse tipo de licença, no qual as pessoas podem divulgar, difundir e utilizar qualquer produto produzido dentro desse esquema, contato que não tenha fins comerciais.
Dessa maneira, a IDW Publishing lançou uma HQ adaptando uma série de contos de Doctorow intitulada Cory Doctorow's Futuristic Tales Of The Here And Now. Uma das histórias é esta I, Robot, que a empresa Robot Comics disponibilizou grátis no iTunes para Ipod, Iphones e programas androides.
O único problema é que, antes de saber de tudo isso, o leitor é induzido a acreditar que trata-se de uma adaptação do famoso livro de Isaac Asimov Eu, Robô, que até serviu de inspiração para o conto original de Doctorow, mas não foi levado muito em consideração - alguns robôs desrespeitam as três leis da robótica, por exemplo.
A arte de Erich Owen não chama a atenção pelo traço, mas apresenta um ótimo trabalho de colorização e textura, o que fornece um bom clima para a narrativa.
Mesmo sem ser marcante (não é o tipo de HQ que fique para sempre na memória do leitor), é uma história envolvente, sem grandes pirotecnias e bem amarrada. Ao fim da primeira parte, dá até vontade de fazer o download, igualmente grátis, da segunda.
Ou seja, cumpre seu papel de entreter o leitor.
Classificação: