IMAGINE SUPERMAN DE STAN LEE
Título: IMAGINE SUPERMAN DE STAN LEE (Editora Abril) - Minissérie em 12 edições
Autores: Super-Homem - Stan Lee (argumentos) e John Buscema (arte);
Nas Ruas - Michael Uslan (roteiro), Stan Lee e Michael Uslan (diálogos) e Kyle Baker desenhos).
Preço: R$ 4,50
Data de lançamento: Janeiro de 2002
Sinopse: Super-Homem - Salden é policial de um planeta distante. Obcecado pelo trabalho, vive tentando se aprimorar para estar à altura dos demais "mantenedores da lei" (como são chamados na história), que são alterados geneticamente.
Tudo ia bem até que Gundor Gorrok - um bandido preso por ele - foge da prisão para se vingar, e mata Lyella, esposa do policial. Agora, Salden caça o assassino por todos os lugares, e a única saída para o vilão é usar uma nave especial e o recém-descoberto "vergador espaço/temporal" para chegar em outra galáxia.
Os dois acabam na Terra, e logo percebem que agora possuem poderes acima do normal. Enquanto Gorrok chega a uma aldeia indígena e escraviza seus habitantes, Salem vai até a cidade e começa a chamar a atenção das pessoas. Ele assume o nome de Clark Kent e decide manter uma identidade secreta após ver uma revista em quadrinhos. Logo é procurado por Lois Lane (uma empresária que quer tê-lo como cliente) e agentes do governo. Mas sua primeira "missão" aparece quando o presidente chinês é seqüestrado, e seu antigo inimigo está envolvido.
Nas Ruas - Uma editora que não anda muito bem das pernas vê a oportunidade de faturar em cima do novo herói conhecido como Superman, ao lançar uma revista em quadrinhos dele. E o plano dá certo, até a empresária Lois Lane ameaçar processar todos da empresa.
Positivo/Negativo: Quando foi anunciado o projeto que Stan Lee faria para a DC Comics, recriando seus principais personagens, esta edição seria a primeira. Mais tarde, ela acabou sendo o número 3 da maxi-série. Mesmo assim, é bem possível que tenha sido a "reformulação" inicial que Stan Lee escreveu.
De todas as origens, essa é a que mais se assemelha à original. Pelo menos nos conceitos. É sobre um alienígena que vem parar na Terra e se transforma num herói dotado de grandes poderes, mas é claro que com situações diferentes. Até os nomes dos personagens foram mantidos (Clark Kent e Lois Lane), e existem várias referências e brincadeiras durante a aventura que não estão tão presentes nas outras edições.
A trama é fraca. Parece que nem mesmo Stan Lee ficou muito satisfeito, já que, algum tempo depois da revista ter sido publicada nos Estados Unidos, ele mesmo admitiu ter se prendido muito ao conceito original do personagem, e que se tivesse outra chance faria algo diferente. Ele acabou se afastando cada vez mais das versões originais, à medida que ia escrevendo as histórias dos demais heróis.
O ponto positivo dessa aventura são os desenhos de John Buscema. Ela acaba tendo um significado especial, pois foi um dos últimos trabalhos do artista antes de morrer, em janeiro passado, coincidentemente o mesmo mês em que a edição foi publicada no Brasil. Aos 74 anos, a qualidade de seus desenhos e sua narrativa impressionavam. Nada de surpreendente, para este que foi um dos mestres da indústria.
Destaque também para a divertida história Nas Ruas, com participação do próprio Stan Lee. Os desenhos são de Kyle Baker. Pouco publicado aqui no Brasil, Baker é um grande nome dos quadrinhos alternativos americanos, e já trabalhou para a própria DC antes, como na censurada (e ganhadora de dois prêmios Eisner Award) Letitia Lerner, Superman's Baby Sitter, que mostrava uma babá tomando conta do superbebê.
Classificação: