INGLOURIOUS BASTERDS – THE GRAPHIC NOVEL
Editora: Playboy - HQ online
Autores: Quentin Tarantino (roteiro), R.M. Guéra (desenhos e arte-final) e Giuluia Brusco (cores).
Preço: gratuita
Número de páginas: 6
Data de lançamento: Setembro de 2009
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em uma França ocupada pelo severo regime nazista, um destacamento de elite formado por norte-americanos descendentes de judeus tem uma singela e heroica missão: matar, torturar e escalpelar tantos inimigos do Terceiro Reich quanto for possível.
Liderados pelo audacioso e cínico tenente Aldo Raine, os Bastardos Inglórios irão espalhar o terror entre as fileiras nazistas.
E a caçada já começou. Os primeiros infelizes, dentre eles o sargento Werner Rachtman, já antecipam a desforra judia por vir: os inimigos conhecerão o temido Urso Judeu.
Positivo/Negativo
Pois é. Um dos mais badalados filmes de 2009, Bastardos Inglórios, escrito e produzido por Quentin Tarantino, ganhou sua própria versão em quadrinhos no mesmo ano.
Não se trata, à primeira vista, como o subtítulo pode sugerir, de uma adaptação integral, prelúdio ou sequência da história original. Na verdade, é uma mera transcrição para o papel de uma das mais famosas cenas da película, tal qual uma amostra grátis do material completo filmado.
A cena em questão é referente ao início do segundo capítulo, cujo título dá nome ao longa-metragem.
Neste, alguns nazistas são capturados pelos Bastardos, sendo a eles oferecida uma chance de sobrevivência, caso entreguem a posição estratégica de seus comparsas num bosque próximo. Em caso de honra e patriotismo como respostas negativas ao pedido, o Urso Judeu irá trabalhar.
O restrito número de seis páginas desta HQ é bastante cômodo, já que tal cena não dura mais do que 15 ou 20 minutos na telona.
Escolhido a dedo e editado pelo próprio Tarantino, o rápido conto ilustrado aproveita a licença midiática estabelecida e apresenta certa liberdade para mostrar momentos que não foram vistos no cinema.
Aqui, o enfoque está nos dois "protagonistas" do momento: o corpulento soldado Donny Donowitz, ou simplesmente o Urso Judeu, e o sargento nazista capturado (porém não submisso) Werner Rachtman.
Os diálogos entre estes e outros personagens é idêntico aos das telonas. Tarantino preferiu inserir blocos de textos do seu roteiro original sobre a arte, compondo frases longas em balões quadrados, fazendo poucas adaptações ou alongamentos na prosa.
Como destaque, naturalmente, está o trabalho de arte do iugoslavo R.M. Guéra com as cores de Giulia Brusco.
A dupla artística da série Escalpo (atualmente publicada na revista de linha Vertigo, da Panini) foi coerente com as fisionomias e características marcantes dos personagens e dos respectivos atores que os vivenciam. Igualmente, não se limitou a repetir tomadas de câmeras do filme, preferindo mostrar variados ângulos da mesma situação.
Para atingir um público mais diversificado, esta historieta fora publicada na edição de setembro de 2009 da Playboy norte-americana e numa versão digital gratuita para o site da revista, saindo na edição de outubro da versão nacional.
Visto que tal publicação adulta tem apresentado muito material eclético sobre cultura pop em geral, bem ao gosto de seus leitores, a jogada de marketing foi sensacional.
Vale mencionar que este não foi o único flerte que Bastardos Inglórios fez com os quadrinhos: no mesmo ano, o artista britânico Martin Duhovic elaborou cinco capas - cada uma correspondente a um capítulo do filme - emulando o traço de Jack Kirby, para o que teria sido uma provável minissérie elaborada nos anos 1970 pelo famoso desenhista.
Chegou-se a cogitar se tal projeto iria além das capas, mas infelizmente não passou de uma singela e bem-vinda homenagem. Quem sabe algum dia?
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