INVASÃO SECRETA # 5
Autores: Invasão Secreta (originalmente em Secret Invasion # 5) - Brian Michael Bendis (roteiro), Leinil Francis Yu (desenhos), Mark Morales (arte-final) e Laura Martin e Emily Warren (cores);
Invasão Secreta - Linha de Frente Capítulo Dois: Corra o mais que puder (originalmente em Secret Invasion: Frontline # 2) - Brian Reed (roteiro), Marco Castiello (desenhos) e Barbara Ciardo (cores).
Preço: R$ 5,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Agosto de 2009
Sinopse: Invasão Secreta - Os skrulls anunciam, em rede mundial, seus planos para a Terra. Nosso planeta agora é considerado parte do império deles. E mais: prometem acabar com a fome, as guerras e as doenças. Em troca, pedem "somente" a rendição incondicional da humanidade.
Mas os alienígenas não contavam que Abigail Brand, diretora da ESPADA, conseguisse libertar Reed Richards, que desperta ensandecido e muito a fim de se vingar. E a primeira parada do líder do Quarteto Fantástico, com uma arma que acabou de desenvolver, é a Terra Selvagem.
Invasão Secreta - Linha de Frente Capítulo Dois: Corra o mais que puder - Ben Urich e outros sobreviventes estão com skrulls bem próximos deles. E agora?
Positivo/Negativo: A "tática" de Bendis de oferecer um gancho empolgante no final da edição e, no número seguinte, simplesmente nem mencioná-lo começa a irritar. Sempre lembrando que o propósito, aqui, é analisar a minissérie principal, sem acompanhar os títulos coligados, exatamente como muitos leitores fazem.
Na edição anterior, Thor e Capitão América aparecem na página final, no melhor estilo "salvadores da pátria". Mas, nesta, nem sequer dão as caras.
Esse vaivém nas subtramas é um recurso cansativo. Nesta quinta edição, por exemplo, é a vez do Capitão Marvel skrull, de Nick Fury e seus aliados e de Maria Hill fazerem apenas pequenas participações, deixando no ar aquele "voltamos em breve".
De legal mesmo, só a arma que Reed Richard desenvolve para desmascarar skrulls e o fato de os heróis estarem mesmo dispostos a aniquilá-los. Mas fica a dúvida: na série já pintaram duas Sue Richards falsas. Onde está a original?
Nos desenhos, Leinil Francis Yu está mais burocrático e pouco arrisca na diagramação das páginas - possivelmente porque não teve ajuda do roteiro neste número. E, mesmo sendo uma crítica recorrente, novamente as expressões faciais dos personagens deixam a desejar.
Em Linha de Frente, a proposta de mostrar vários humanos normais sendo ameaçados pelos skrulls - e até se enchendo de brios para enfrentá-los -, apesar de batida, entretém.
Os personagens (o jornalista Ben Urich, a médica Molly Young, o taxista Jonathan Bryant, o executivo Vincent Crane e sua filha Melanie e o policial Bill Dawson) já foram apresentados, estão seriamente ameaçados pelos alienígenas e agora resta saber como (ou se) escaparão.
As subtramas começam a ter pontos de intersecção e fica a expectativa para saber se Brian Reed concluirá bem a história.
Destaque, de novo, para a arte do italiano Marco Castiello (cujo nome saiu creditado pela Panini como Marco Castelo). É bom ver, no gênero super-heróis, histórias em que os personagens não têm sempre os rostos parecidos.
A revista traz ainda a (feia) arte de capa da segunda edição de Linha de Frente. E o anúncio da penúltima edição de Invasão Secreta apresenta a capa com Thor, Capitão América (o novo, não Steve Rogers) e Homem de Ferro juntos. Pro leitor, fica a pergunta: será que agora vai?
Classificação: