Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

JLA IN CRISIS: SECRET FILES & ORIGINS

1 dezembro 2001

JLA in Crisis: Secret Files and OriginsTítulo: JLA IN CRISIS: SECRET FILES & ORIGINS (DC Comics) - Especial (Inédito no Brasil)

Autores: Tom Peyer (texto), Rags Morales (desenhos) e Dave Meikus (arte-final)

Preço: U$ 4,95

Data de lançamento: 1998

Sinopse: Os especiais Secret Files, da DC Comics, tem como objetivo recontar origens tradicionais de seus personagens mais importantes, revelar detalhes inéditos ou abrir uma direção nova por uma equipe criativa estreante, em histórias seguidas por páginas com pequenas biografias e uma linha de tempo explicativa. Foi assim com as edições dedicadas a nomes como Super-Homem, Batman, Liga da Justiça, Titãs e Legião dos Super-Heróis.

O especial JLA in Crisis, no entanto, investe num propósito um pouco diferente: relembrar a participação da Liga da Justiça nos principais mega-crossovers da editora, do primeiro encontro com a Sociedade da Justiça, em 1963, até DC Um Milhão, passando por Crise nas Infinitas Terras, Lendas, Milênio, Invasão, Guerra dos Deuses, Armageddon 2001, Eclipso: As Trevas da Alma, Bloodlines, Zero Hora, A Vingança do Submundo, Noite Final e Genesis (ufa!).

A história aqui é centrada no Flash, devido ao fato de o velocista ter sido o mais afetado emocionalmente por estes eventos. Barry Allen, seu tio, mentor e dono do nome e do uniforme que herdaria, pereceu na Crise. Em Milênio, Wally sofreu com a revelação de que seu pai, Rudolph West, era traidor da humanidade a serviço dos Caçadores Cósmicos. E este ainda foi dado como morto durante os conflitos da Invasão. Transtornado e fora de controle, revivendo as grandes crises da DC sem razão aparente, Flash suscita a ação do robótico Homem-Hora e de seus companheiros da Liga para salvá-lo.

As páginas seguintes contêm fichas de todos os citados eventos, retratados por diversos ilustradores, e um guia de quatro páginas dos planetas do sistema solar no século 853, por Pat Garrahy.

Positivo/Negativo: The Flash's Infinite Crisis foi produzida por Tom Peyer e Rags Morales, a mesma equipe criativa da maravilhosa série mensal Hourman e, como tem participação fundamental do justiceiro do futuro, serve como prelúdio de suas aventuras próprias. Por isso, a edição é requisitada entre aqueles que seguiram tal título, infelizmente já cancelado.

Tirando esse detalhe, a revista decepciona. Embora seja talentoso, o roteirista não conseguiu acertar a mão na tarefa de reunir os mega-crossovers numa única trama, tomando como base o conflito pessoal de um personagem. O ideal seria uma história que mostrasse um pouco do que foi cada saga, mas o resultado foi confuso.

Por vezes, chega a ser difícil entender o que acontece com o Flash. Salva-se apenas o bom traço de Morales. Nas profile pages, mais problemas. Por melhor que seja José Luiz Garcia-López, e ele é realmente bom, seu estilo não é adequado para substituir o detalhismo de Pérez na imagem que retrata Crise. E nos demais casos o desastre foi maior, com mais artistas deslocados e alguns traços horríveis. Pena, pois a idéia tinha tudo para render um especial interessante.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA