Confins do Universo 172 - Destaques de 2022
OUÇA
Reviews

JOÃO DAS FÁBULAS # 1

1 dezembro 2011

JOÃO DAS FÁBULAS # 1

Editora: Panini Comics - Minissérie em quatro edições

Autores: Bill Willingham e Matthew Sturges (roteiro), Tony Akins e Andrew Pepoy (arte) - Publicado originalmente em Jack of Fables # 1 e # 2

Preço: R$ 5,50

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Outubro de 2011

 

Sinopse

Após um desentendimento na Cidade das Fábulas, João das Lorotas tem sua fortuna confiscada e é exilado. Na estrada, ele aceita uma carona que o leva à misteriosa Comunidade do Asilo Galhadas Douradas, onde logo descobre ser um prisioneiro do homem conhecido como Revisor.

Mas João não é do tipo que se permite ser preso.

Positivo/Negativo

Este é um grande lançamento da Panini. É bom ver um spin off da consagrada série Fábulas chegar às bancas, mesmo que seja como uma minissérie - esperava-se um encadernado.

Na verdade, a editora quer testar a volta desse formato e sua aceitação, após ter publicado encadernados diversos, cuja assimilação é mais lenta, por conta do preço.

Fábulas é uma série deliciosa, e João... não fica atrás. O protagonista é canastrão, bocudo, malcriado, narcisista e mentiroso, mas também inteligente, engraçado e carismático. Ele é o tipo de personagem que conquista o leitor. Tanto que se mostrou acertada a decisão de Bill Willingham de escrever uma série própria dele que, nos Estados Unidos, foi longeva e fez bastante sucesso.

A arte é excelente. O dinamismo entre os quadros mostra o domínio que os desenhistas têm da narrativa visual. Destaque também para as brilhantes expressões faciais, que lembram os bons tempos de Maguire na Liga da Justiça Internacional, e cenários detalhados e repletos de easter eggs. Detalhe para a inesperada nudez da psicopata Cachinhos Dourados.

Infelizmente, o papel usado não é dos melhores, mas a escolha deve integrar a estratégia da editora para atrair mais leitores com um preço acessível. Uma ideia questionável, pois quem paga um valor mais caro nos volumes de Fábulas certamente adquiriria um encadernado desta nova série.

Opções editoriais à parte, João das Fábulas é uma HQ com roteiro caprichado, diálogos afiados, repleta de referências e arte linda, que merece ser conferida. A série foi eleita pela revista Time como uma das dez melhores de 2007 - um "selo" que carimba sua qualidade.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA