JOÃO DAS FÁBULAS # 4
Editora: Panini Comics - Minissérie em quatro partes
Autores - Bill Wilingham e Matthew Sturges (roteiro), Tony Atkins (desenho), Andrew Pepoy (arte-final) e Daniel Vozzo (cor) - Publicado originalmente em Jack of Fables # 8 a #10.
Preço: R$ 6,50
Número de páginas: 72
Data de lançamento: Fevereiro de 2012
Sinopse
João de Copas - Aparecem belgas malvados, uma rainha sortuda, uma ferradura mágica, um viúvo que enriquece e, claro, muita picaretagem em Las Vegas.
Positivo/Negativo
As aventuras de João das Lorotas tendem ao picaresco. Ou seja, se baseiam num tipo de literatura em que tudo é possível dentro da narrativa, desde que resulte em algo divertido. O foco é sempre um personagem materialista e capaz de qualquer coisa para se dar bem.
Os finais de arco, em que o personagem principal acaba sem ter nada do que conseguiu durante a aventura também colabora para essa visão.
Igualzinho o João. Matthew Sturges e Bill Willingham somam todo esse perfil do personagem a um enredo digno da Disney e aumenta essa sensação a inocente fábula Gary, capaz de animar objetos.
Mas isso não é ruim.
Um enredo em que tudo é possível não se torna óbvio, pois se os mandamentos narrativos indicam um caminho, nada do que aconteceu até então na história indica que a trama irá para a mesma direção.
Algumas subtramas poderiam se passar facilmente com o Pato Donald, como os problemas de se ter sorte (ou azar) demais. Porém, aqui, no fim das contas, tudo está dentro de um mundo cruel e sem escrúpulos.
É de se perguntar quanto fôlego uma série assim consegue ter.
Vale dar dois recados ao leitor: a série já terminou nos Estados Unidos, após 50 edições; e, por aqui, a Panini continuou a publicação de João das Fábulas em encadernados.
Classificação: