KARE KANO # 1
Título: KARE KANO # 1 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autor: Masami Tsuda (roteiro e arte).
Preço: R$ 9,50
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Julho de 2006
Sinopse: Yukino Miyazawa é uma garota bonita, esportista e excelente aluna. É admirada por todos. Contudo, quando ela entra para o novo colégio, se depara com um rival a sua altura: Sôichiro Arima.
As coisas ficam piores quando Arima descobre que Miyazawa é uma farsa. Ele começa a chantageá-la, mostrando sua verdadeira face. E para que todos não descubram, ela precisa fazer os seus trabalhos e ficar até mais tarde na escola.
Nesse meio tempo, eles começam a se conhecer melhor e a se envolver.
O tigre e o camaleão - Koharu Mizumoto é uma garota muito tímida, a ponto de andar de cabeça baixa para que os outros não vejam seu rosto. Faz de tudo para passar despercebida, devido a um complexo: certa vez, o garoto de que gostava disse que ela era feia.
Um dia, Mizumoto estava saindo da escola e, como estava anoitecendo, resolveu correr para chegar logo em casa. Ela acaba trombando com Toshiro Sakajou, o aluno mais temido de sua classe, e seus óculos caem no chão e se quebram. A partir daí, começam as mudanças na vida da garota.
Positivo/Negativo: Kare Kano é um dos shojos mais esperados pelo público brasileiro. Sua publicação é no formato tankobon (volume completo, como no Japão), as onomatopéias são as originais e o sentido da leitura é da esquerda para a direita. O que já são pontos positivos.
A história retrata a vida de Yukino Miyazawa e Sôichiro Arima, dois estudantes que lutam para serem os primeiros alunos da escola. No entanto, cada um se esforça para isso por motivos diferentes. É interessante frisar que o mangá não retrata somente um romance entre dois colegiais, mas também suas vidas pessoais, relacionamentos familiares, amizades, dramas, medos.
Apesar de mostrar as dificuldades dos personagens, Kare Kano tem um roteiro divertido, recheado de piadas, que levam o leitor a boas risadas.
Além dos primeiros três atos, este volume de estréia traz uma história fechada sem qualquer ligação com a série. Ela é bem mais dramática e romântica, com poucas piadas. Conta a vida de uma estudante tímida e complexada que se envolve com um aluno que era tido como perigoso e problemático, porém a coisa não é bem assim. Interessante para o leitor conhecer outros trabalhos da autora.
Como bônus, o volume possui o Diário de Tsuda, no qual a autora descreve algumas cenas engraçadas de seu cotidiano.
Os desenhos não são ótimos, mas Masami Tsuda faz um bom trabalho. Seu traço combina com o roteiro e as cenas engraçadas e os momentos mais dramáticos estão bem representados.
A adaptação está perfeita e o texto flui naturalmente. No final da edição há uma seção de notas culturais e curiosidades e, já neste primeiro número, uma seção de cartas! Ponto para a editora, por valorizar esse importante vínculo com o leitor.
Classificação: