KEN PARKER # 3
Editora: Tendência - Revista mensal
Autores:
Giancarlo Berardi (roteiro) e Ivo Milazzo (arte).
Preço: R$ 30,00
Número de páginas: 104
Data de lançamento: 2000
Sinopse
Os cavalheiros - Um assalto a um trem acaba por dar errado e Ken Parker é empurrado para o meio desse problema.
Positivo/Negativo
A editora Tendência se propôs a publicar toda a primeira fase de Ken Parker no Brasil em formato italiano. Não é nenhum spoiler dizer que esse objetivo foi cumprido.
Também não é falar demais dizer que essas histórias iniciais do personagem, além de serem boas, trazem o amadurecimento e aprendizado de seus autores.
A cada edição que se passa, o traço de Ivo Milazzo fica mais parecido com a arte que o leitor conhece (e admira) hoje do desenhista italiano.
E a cada edição que cria, Giancarlo Berardi demonstra mais desenvoltura nos roteiros, o que o levaria a ser considerado um mestre na arte de contar histórias - inclusive por outros grandes das HQs, como Laerte.
E aqui Berardi mostra que não baseia todas as suas narrativas em sua criação principal. Ken Parker recebe bastante atenção, mas a história que se conta nesta edição é a do Capitão Collins.
Em um enredo de culpa e tentativa de redenção, esse personagem é levado aos seus limites. É claro que sua história se entrelaça com a de Ken Parker, mas este é visto pela primeira vez apenas na página 42. Não há dúvidas de quem se fala aqui.
Mas, mesmo ao falar de outro, quem se constrói mais e mais ao leitor é Ken Parker. Sua personalidade e seu caráter continuam a seguir e a se desenvolver a partir do que foi apresentado nas edições anteriores.
E a predileção de Berardi por revelações finais, muito explorada em Julia, já está presente nesta aventura.
Uma belíssima história para qualquer amante de aventuras, não somente para apreciadores de western. E é de se pensar que nos próximos números desta série as coisas ainda melhoram.
Classificação: