KUNG FU # 1
Título: KUNG FU # 1 (Ebal) - Revista mensal
Autores: Shang Chi - Steve Englehart (roteiro) e Jim Starlin e Al Milgron (arte);
Os Filhos do Tigre - Gerry Conway (roteiro) e Dick Giordano (desenhos).
Preço: Cr$ 5,00 (preço da época)
Número de páginas: 48 (em preto-e-branco, formato magazine)
Data de lançamento: Setembro de 1974
Sinopse: Em Shang Chi, Mestre do Kung Fu!, o personagem-título fica cara a cara com a morte quando é emboscado por uma verdadeira legião de peritos em artes marciais. Para espanto do herói, tudo se revela mais um dos testes de seu pai, o terrível Fu Manchu.
Na segunda história, Os Filhos do Tigre! é mostrada pela primeira vez no Brasil a saga de três artistas marciais que são presenteados por seu honorável mestre Kee com três talismãs que os transformam nos Filhos do Tigre, lutadores praticamente invencíveis.
Positivo/Negativo: Para compreender o fascínio e o sucesso que esta revista teve entre os leitores da época, é preciso entender a conjuntura dos anos 70. Eram tempos diferentes, nomes como Bruce Lee, David Carradine ou Chuck Norris tinham tanto prestígio e eram tão cultuados quanto as maiores estrelas hollywoodianas de hoje.
Bruce Lee popularizara as artes marciais no ocidente e havia uma febre de academias e artigos relacionados ao tema, pipocavam revistas e livros que se propunham a ensinar as mais diversas formas de luta.
Na revista encontramos vários extras: uma resenha do filme O justiceiro da mão de ferro; um excelente texto de sete páginas sobre a vida e a obra de Bruce Lee, ricamente ilustrado com fotos de filmes do astro, inclusive encarnando o inesquecível Kato da série televisiva O Besouro Verde; e um artigo intitulado O estilo do tigre, o símbolo do dragão! que explica o estilo da luta e exemplifica com passagens da série Kung Fu, idealizada por Bruce Lee e vivida por David Carradine. Para encerrar, há uma análise do personagem Caine (vivido por Carradine).
A curiosidade da revista é mesclar personagens das duas maiores editoras norte-americanas em suas páginas. Além de outros menos conhecidos, apareceram Os Filhos do Tigre e Shang Chi (da Marvel) e Richard Dragon (da DC).
Os Filhos do Tigre são pouco conhecidos dos leitores mais novos, mas foram eles que deram origem ao Tigre Branco, recentemente mostrado nas histórias do Demolidor. Um pouco mais famoso, Richard Dragon também era um coadjuvante, sendo mais lembrado como mestre do Tigre de Bronze.
Problemas com direitos de publicação afastaram os principais personagens deste título. Shang Chi, a principal estrela, só permaneceu quatro números. Nas obstante, com freqüência apareciam nas capas lutadores muitíssimo parecidos com ele, inclusive com quimonos bem similares ao seu.
Esta revista é rara, e tem motivos para isso: quando de seu lançamento, era disputada por dois públicos diversos, os admiradores das HQs e os praticantes das artes marciais.
Uma dica para quem quiser tentar a sorte é procurar em antigas escolas de artes marciais. Foi assim que este resenhador conseguiu um grande número de exemplares.
É preciso destacar a qualidade da arte apresentada em todas as histórias.
Classificação: