Lama
Editora: Independente – Edição especial
Autores: Rodrigo Ramos (roteiro) e Marcel Bartholo (desenhos).
Preço: R$ 25,00
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Dezembro de 2018
Sinopse
Em uma cidadezinha assolada por um terrível desastre ambiental, seus habitantes lutam para recuperar suas vidas e manter a sanidade.
Jorge, um pequeno agricultor em uma terra morta, e Maya, dona de uma pousada à beira da falência, resistem bravamente à desolação e à desesperança que tomaram conta de sua cidade natal.
Em um cenário coberto de lama, uma terrível força ancestral desperta para cobrar o preço pela destruição de seu local de repouso. O que sobra quando destruímos tudo, lá fora e dentro de nós mesmos?
Positivo/Negativo
A monstruosidade de uma mar de lama é gigante, mas qual é o maior monstro: a lama ou o homem? Este é o conflito apresentado no novo quadrinho da dupla da HQ Carniça, Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo.
Os autores adentram em um tema que nem eles mesmos poderiam saber que seria tão impactante. O crime ambiental em que a obra se inspirou se repetiria meses após o lançamento da HQ, só mudando a cidade de Minas Gerais, de Mariana para Brumadinho.
Ter como pano de fundo algo que matou tantas pessoas é um desafio grande, e em Lama a emoção diante do lamaçal sai da tristeza da realidade para o terror monstruoso. Neste primeiro conflito, a dupla sai vitoriosa e o leitor consegue entrar na trama cercada de tensão.
O roteiro não tem grandes arroubos de inventividade, mas cumpre seu papel com excelente ritmo e uma boa escalada de terror. Não há preocupação com a concepção de personagens, apresentando-os como simples estereótipos. Isso não atrapalha as tensões da trama, mas deixa os personagens meio “perdidos” e com pouca intenção para suas atitudes.
Bartholo tem evoluído a qualidade de seu traço a cada trabalho. Ele sabe bem o que quer apresentar a cada quadro, com um desenho marcante. E vale salientar a belíssima capa, que traz elementos que resumem o sentido da obra e conquistam a atenção do leitor.
A dupla de autores segue produzindo boas HQs de terror e trazendo frescor ao gênero no Brasil. Ramos e Bartholo se mantêm como um tiro certo para uma trama divertida e assustadora, abordando dramas que gostaríamos que estivessem somente na ficção.
Classificação: