Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

L’ARTE DELL’AVVENTURA # -

1 dezembro 2008


Autor: Aurélio Galleppini

Preço: 28.000 liras

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Dezembro de 1989

Sinopse: Segundo indica o subtítulo da obra, trata-se de uma "autobiografia profissional de um dos mestres dos quadrinhos". A vida e a obra de Aurelio Galleppini (Galep), um dos mais bem-sucedidos autores italianos de quadrinhos, responsável pela criação visual da série Tex.

O livro contém vasto material gráfico com reprodução de trabalhos de Galep de diferentes fases.

Positivo/Negativo: O livro registra a trajetória de Aurelio Galleppini segundo depoimentos do próprio artista, desde a sua infância, seus primeiros trabalhos profissionais e a evolução de seu traço, simbolicamente representada na mudança de sua assinatura: de Galleppini a Galep.

A primeira metade do livro narra a carreira do autodidata Galleppini, anterior a Tex, com reprodução de diversos trabalhos e incluindo desenhos para uma espécie de projetor de filmes de brinquedo e histórias feitas sobre roteiros de Federico Pedrocchi, um dos mais conhecidos autores de quadrinhos italianos de antes da Segunda Guerra Mundial.

Dessa fase, é notável a influência de Alex Raymond, ilustrador de Flash Gordon, principalmente, nas hachuras a pincel, recurso que Galleppini abandonou em seus trabalhos posteriores para desenvolver um estilo próprio.

Não faltam curiosidades, como as páginas de quadrinhos feitas para a Editorial Abril, da Argentina, e até alguns desenhos do personagem Mandrake, de Lee Falk, produzidos em 1948 para a Nerbini, de Florença.

Também são reproduzidas ilustrações realizadas para outros meios, como cartazes de cinema e livros infantis.

A segunda parte do livro é praticamente toda dedicada ao trabalho de Galep em Tex, personagem que lhe deu fama e reconhecimento internacional.

A obra mostra detalhes do método de trabalho do autor, como sua atenção com os detalhes para dar mais realismo. Um capricho que vai até a construção de réplicas de armas usadas pelos caubóis, que Galleppini fazia pessoalmente, e que serviam como referência para seus desenhos.

Um dos fatos curiosos é que para criar a primeira versão do seu principal personagem, Galleppini havia se inspirado no ator Gary Cooper, mas em pouco tempo Tex ganhou os traços fisionômicos do próprio desenhista.

Publicado em 1989, L'Arte dell'Avventura cobre quase toda a carreira de Galep, que faleceria cinco anos depois. O livro integra uma coleção que, a princípio, é formada por volumes voltados a técnicas de desenho e pintura. Um deles é o famoso clássico de anatomia para ilustradores, de Burne Hogarth, aclamado artista que desenhou as páginas dominicais de Tarzan em substituição a Harold Foster.

Em termos de ilustrações, o livro passa uma boa noção da abrangência do trabalho de Galep, mas embora forneça muitas e interessantes informações sobre a sua carreira, o texto é um pouco superficial e o leitor fica sem ter um melhor conhecimento sobre a vida pessoal desse importante artista.

Também há pequenos erros de composição e diagramação, como parágrafos repetidos ou incompletos, mas que não chegam a comprometer a qualidade geral da obra.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA