LE ROI DES FLEUVES
Editora: Atrabile - Edição especial
Autor: Marino Neri (roteiro e arte).
Preço: € 13,00
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Maio de 2009
Sinopse
Uma pequena vila no interior da Itália de 30 anos atrás tem a sua paisagem alterada pelo transbordamento de um rio próximo. Nesse cenário, o jovem Bruno encontra um crânio.
Essa descoberta funciona como um gatilho na imaginação do narrador, que passa a misturar o seu sonho com a realidade, a vida cotidiana com monstros de antigas lendas.
Positivo/Negativo
Le roi des fleuves é o primeiro álbum do italiano Marino Neri e, em uma tradução livre, seria algo como "O rei dos rios".
O autor já publicou em diversas revistas italianas, como Hamelin, Nonzi, Monipodio e, a mais conhecida delas, Rolling Stone.
Neste seu primeiro trabalho, com um enredo simples, Neri cria uma bela história sobre a infância e a imaginação de uma criança. Contada sobre a perspectiva de um Bruno mais velho, que relembra um verão passado.
O traço em preto e branco cria a atmosfera que mistura tons oníricos mais sombrios com a tentativa de recuperar uma memória há muito tempo guardada. Nessa proposta, o jogo de luz e sombras construído pelo autor se mostra essencial para atrair o leitor para esse universo.
A forma como a arte e o roteiro se somam para envolver o leitor nessa fantasia é o grande trunfo do álbum. Alguns quadros chegam a ser confusos, mas a memória dos tempos de infância nem sempre é clara e nítida.
Em um álbum despretensioso, Neri remete a um tempo mais simples, no qual uma criança ainda era uma criança e um crânio era uma simples porta para a imaginação. Uma pena que a história seja tão curta.
Classificação: