LE VOYAGE IMAGINAIRE D'HUGO PRATT
Editora: Casterman - Edição especial
Autores: Marc Restellini, Patrizia Zanotti, Patrick Amsellem e Thierry Thomas (textos) e Hugo Pratt (arte).
Preço: € 20,00
Número de páginas: 104
Data de lançamento: Abril de 2011
Sinopse
Le Voyage Imaginaire d'Hugo Pratt é o catálogo da exposição sobre Hugo Pratt, na Pinacoteca de Paris, na França.
No evento foram exibidas 150 aquarelas de Hugo Pratt e todas as 174 páginas de Corto Maltese - A balada do mar salgado.
Positivo/Negativo
Hugo Pratt é um dos autores de quadrinhos mais conceituados no mercado franco-belga, um fato bastante relevante levando-se em conta que ele é um dos raros "estrangeiros" - Pratt é italiano - com esse status.
A exposição na Pinacoteca de Paris serve de exemplo da importância que os franceses dão à obra do autor.
O catálogo inclui um prefácio do diretor da Pinacoteca, Marc Restellini, um longo ensaio de Thierry Thomas sobre o valor artístico do trabalho de Pratt e uma explicação de Patrizia Zanotti e Patrick Amsellem, os curadores da mostra, sobre a seleção e os temas da exposição.
Le Voyage Imaginaire d'Hugo Pratt está dividido em seis assuntos: ilhas e oceanos, índios, militares, mulheres, deserto e cidades.
O livro é ilustrado com centenas de imagens, todas fotografadas dos originais. Cada imagem possui uma legenda indicando a origem do desenho (ou pintura), o tamanho do desenho, data e material artístico usado.
Embora as ilustrações sejam, em sua maioria, aquarelas, também existem várias pranchas originais em preto e branco, extraídas das HQs de Pratt.
A seleção das obras abrange não apenas originais relacionados a Corto Maltese, mas percorre toda a carreira do desenhista italiano. Dentre os trabalhos estão os originais de Os escorpiões do deserto, Wheeling e Corto Maltese, ilustrações para poemas de Rudyard Kipling, desenhos e pinturas de calendários e portfólios (Farewell ladies, Córdoba etc.), estudos e esboços diversos e muito mais.
As imagens representam mais de 80% das páginas do álbum, que é uma viagem artística, repleta de detalhes sobre culturas diversas e países exóticos.
Embora o livro possa ser folheado rapidamente, as imagens de Le Voyage Imaginaire d'Hugo Pratt exercem um grande fascínio sobre o leitor, que descobrirá que é possível passar horas examinando os detalhes de algumas poucas páginas.
Além de muito inspirador, o livro cria um desejo irresistível de reler as HQs de Hugo Pratt.
Classificação: