Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS - BATMAN #10

1 dezembro 2001

Lendas do Cavaleiro das Trevas - Batman #10Título: LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS - BATMAN #10 (Editora Opera Graphica) - Revista mensal

Autores: Dennis O'Neil (texto), Dave Taylor (desenhos) e Digital Chamaleon (cores).

Preço: R$ 6,90

Data de lançamento: Novembro de 2002

Sinopse: O jovem acrobata Richard Grayson presencia a morte dos pais em plena apresentação no Circo Haly. O "milionário excêntrico" Bruce Wayne observa tudo da platéia, e logo desconfia da casualidade do acidente. Assim, decide que Batman deve investigar o caso.

Ao retornar ao local do crime, o Cavaleiro das Trevas encontra Dick Grayson sob a ameaça do assassino dos seus pais, salva a vida do jovem e decide cuidar dele. Tem início, então, uma das mais longevas e profícuas parcerias dos quadrinhos.

Positivo/Negativo: A história é uma releitura da origem do primeiro Robin. É impossível deixar de mencionar a belíssima arte de Dave Taylor, extremamente detalhista e bem cuidada, por exemplo, ao retratar roupas e veículos de época (o automóvel de Bruce Wayne na página 5 é uma verdadeira banheira!).

A competência do artista fica patente ao conseguir, com apurada técnica, mostrar pela enésima vez o assassinato de Thomas e Marta Wayne, em flashback, na página 13, e mais à frente ao retratar a bancada de trabalho de Batman na batcaverna, na última página da história. Isso só para destacar algumas passagens.

Se não havia muito a acrescentar ao texto original de Bob Kane, Dennis O'Neil tampouco decepciona, ao caracterizar muito bem os personagens, como o chefão Zucco e o próprio Dick Grayson, este um rapaz astuto, determinado e muito inteligente.

O'Neil consegue fazer o leitor acreditar que Batman realmente tinha ótimas razões para recrutar o jovem acrobata para a sua cruzada.

De negativo, novamente, alguns erros de português e de digitação, descritos a seguir.

Página 2: "...que nada de mal aconteça" (o certo seria "mau");

Página 8: "Como sou desjeitado" (desajeitado);

Página 14: "...estarei amaldiçoada se disser porquê" (poderia ser usado "por que" ou "o porquê", mas sem o artigo está errado);

Página 15: "...aqui devem haver táxis" (deve haver);

Página 27: "há muito tempo atrás" (o velho e bom pleonasmo).

Mesmo assim, esta é a melhor edição de Lendas do Cavaleiro das Trevas até agora. Além disso, como num prenúncio da excelente história que aguarda o leitor, a revista tem uma belíssima capa pintada por Alex Ross.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA