LIGA DA JUSTIÇA # 28
Título: LIGA DA JUSTIÇA # 28 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Prova de Fogo - Parte 4 - Joe Kelly (roteiro), Doug Mahnke (desenhos), Tom Nguyen (arte-final) e David Baron (cores);
Príncipes das Trevas - Partes 3 e 4 - David Goyer e Geoff Johns (roteiro), Leonard Kirk (desenhos), Keith Champagne (arte-final) e John Kalisz (cores);
Ignição - Parte 4 - Geoff Johns (roteiro), Alberto Dose (desenhos) e James Sinclair (cores).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Março de 2005
Sinopse: Liga da Justiça - J'onn J'onz mudou e se tornou Fermuz, um marciano incandescente, membro de uma raça que há muitas eras os Guardiões do Universo tinham feito "evoluir" para marcianos verdes e brancos, ambas as espécies com o medo do fogo instalado em sua genética.
Como Aubrey fez J'onn perder esse medo, ele "regrediu" a essa poderosíssima e terrível espécie e deu um pau em todo mundo da LJA que alcançou. Aliás, só não foi pior porque o Lanterna John Stewart salvou os companheiros, pois não pôde ser dominado por estar pensando "na linguagem do universo".
Enquanto isso, Batman, mesmo ferido, tenta recrutar o único que ele sabe que pode salvar a Terra de Fermuz: o agora desmemoriado Homem-Borracha.
Sociedade da Justiça - Sideral e Billy Batson se embrenham pelo mundo das trevas de Manto Negro, onde enfrentam Espinho e conseguem a ajuda do Sombra (The Shade e não The Shadow, são "Sombras" diferentes) para trazer um moribundo Sentinela de volta a nossa dimensão, onde Billy volta a ser o Capitão Marvel.
Enquanto isso, Hector Hall, ainda prisioneiro de seu próprio amuleto, encontra vários conhecidos, como Jared, Kid Eternidade e Nabu e descobre dolorosamente que não pode trazer sua amada Lyta Hall de volta à vida.
Uma grande batalha está acontecendo em Nova York entre forças do bem e do mal. O Dr. Meia Noite e o Sr. Incrível tentam salvar a vida de Jakeen, mas Mordru trama nas sombras. Hector Hall contacta Columba e faz com que ela e mais a Mulher Gavião e a Poderosa saiam em busca de Arion, enquanto Jade, o Capitão Marvel e Sideral se preparam para enfrentar a fúria de Manto Negro.
Por fim, com a ajuda do Pantera, do Ray e de Lady Fantasma, Eclipso é derrotado e privado de seu diamante negro por Alex, que o havia libertado e que agora se transmuta num novo Eclipso.
Flash - Wally West finalmente se lembra de que é o Flash, embora não tenha certeza de tudo o que aconteceu nos últimos meses. Acaba tendo mais um papo com o Mestre dos Espelhos, sem reconhecê-lo e parte para enfrentar uma nova versão do Capitão Frio.
Positivo/Negativo: Ok, está chegando o final. Daqui a pouco, o Homem-Borracha aparece com o Batman e derrota a mais terrível ameaça que a Liga já enfrentou. Nada de novo, pra variar. A única novidade é a invenção de uma explicação para o medo que os poderosos marcianos têm do fogo. Mesmo assim, ela tem todo o jeitão de que, logo, logo, será esquecida e dará lugar a algo mais consistente. Os desenhos de Doug Mahnke são maravilhosos, ele é a melhor coisa da história. De longe.
Na Sociedade da Justiça, a saga Príncipe das Trevas alcança grandes proporções com grandes frentes de batalha abertas em vários flancos, o que faz a história se fragmentar um pouco. Nota dez para o relacionamento de Sideral com Billy Batson e para os comentários deliciosos do Sombra, um personagem muito bom das histórias do antigo Sandman, que infelizmente não estão sendo publicadas por aqui.
Ainda não é possível saber no que vai dar, mas a história é repleta de ação e agrada bastante. Os desenhos podiam ser melhores. Aqui, ao contrário da Liga, o texto é bem melhor que a arte, apenas passável.
E finalmente a trama do Flash começa a retomar alguns dos fatos acompanhados nas edições anteriores. Os desenhos são um show à parte, os diálogos estão ótimos, mas não acontece praticamente nada nesta história. Toda a ação parece prometida para o próximo capítulo.
Classificação: