Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

LIGA DA JUSTIÇA: UM NOVO COMEÇO # 1

1 dezembro 2001

Liga da Justiça - Um Novo Começo #1
Título: LIGA DA JUSTIÇA: UM NOVO COMEÇO # 1 (Mythos Editora) - Minissérie em quatro edições

Autores: Keith Giffen e J. M. DeMatteis (roteiro) e Kevin Maguire e Al Gordon (desenho e arte-final).

Preço: R$ 5,90

Número de Páginas: 52

Data de lançamento: Abril de 2003

Sinopse: Em 1986, a DC Comics promoveu aquele que seria o maior evento da editora: a Crise nas Infinitas Terras, que, literalmente, passou uma borracha em todo o confuso e conflitante passado da editora e em suas incontáveis realidades alternativas.

Depois disso, os personagens precisavam de uma redefinição. Foi aí que John Byrne, com a minissérie Man of Steel, recontou a origem do Super-Homem, eliminando muitos elementos da fase Pré-Crise, que eram considerados ultrapassados, como o Superboy e Kripto, o Supercão (que ressurgiriam em novas versões mais tarde).

Com todas essas reformulações ocorrendo nos títulos mensais dos grandes ícones da editora, surgiu um empecilho: a maior parte dos integrantes da Liga da Justiça original não estava disponível, com exceção do Batman.

A solução foi recriar a Liga com personagens do "segundo escalão", como Besouro Azul, Canário Negro, Ajax, Capitão Marvel e o endiabrado Guy Gardner. Mais tarde, a equipe contaria com Fogo, Gelo, Gladiador Dourado e o empresário Maxwell Lord.

A "Liga do Giffen", como ficou conhecida devido ao seu criador, não ficou famosa pelos feitos heróicos, mas pela grande dose de humor das histórias. Com membros como Guy Gardner, não poderia mesmo ser diferente. Na primeira edição da minissérie, é mostrada a formação conturbada do grupo. Seus membros parecem estar prontos para qualquer coisa, menos trabalho em equipe.

A Liga, nesse ponto, é composta por: Batman, Guy Gardner, Capitão Marvel, Senhor Milagre, Oberon, Ajax, Sr. Destino, Besouro Azul, Canário Negro e Dra. Luz.

Positivo/Negativo: As histórias são recheadas de humor, ponto forte dessa encarnação da equipe. Os diálogos e relações entre os membros são memoráveis.

É possível ver uma atmosfera política nas histórias. Na primeira, a Liga combate terroristas na sede da ONU. Na segunda, superseres de outra dimensão, cujo planeta natal foi devastado por guerras nucleares, vêm à Terra para impedir que o mesmo aconteça por aqui. Para isso, aniquilam os arsenais nucleares de vários países. É sempre interessante ver um pouco mais de realidade em histórias de super-heróis.

A edição brasileira da Mythos está irrepreensível no ponto de vista gráfico. A tradução está de parabéns por ter mantido os famosos apelidos que Guy Gardner dá aos seus colegas, como "Capitão Fraldinha" (o Capitão Marvel).

Como pontos negativos, a recolorização da capa pode desagradar a alguns, já que foram usadas cores digitais bastante brilhantes. A capa também não apresenta o subtítulo Um Novo Começo, que aparece somente no editorial.

Além disso, o preço de R$5,90 pode espantar alguns leitores casuais.

Classificação: - Marcos Souza

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA