LOBO SOLITÁRIO #19
Título: LOBO SOLITÁRIO #19 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Kazuo Koike (texto) e Goseki Kojima (arte).
Preço: R$ 12,90
Número de páginas: 320
Data de lançamento: Julho de 2006
Sinopse: O 19º volume traz mais cinco histórias.
Ocaso - Takichi ama Oshizu, mas a moça está prometida ao dono do porto da região, que proibirá a pesca no vilarejo se seu filho não de casar com ela. No dia da cerimônia, o rapaz pobre a seqüestra e ameaça matá-la e suicidar-se.
O Miserável e a Adúltera - A viúva Tiga e o samurai Genjiro saíram de seu han há quatros anos para vingar a morte do marido dela. Desacreditados e à beira de um caso, decidem matar o Lobo Solitário para limpar seus nomes na cidade de onde partiram.
A Artilharia de Buei-Ryu - Retsudô convoca um grande artilheiro para matar o Lobo Solitário.
Tempero de Mãe - Uma jovem prostituta foge do bordel onde mora e cola no Lobo Solitário em busca de segurança.
A Lua em seu Coração - Lobo Solitário aproxima-se de Edo, terra dos Yagyu.
Positivo/Negativo: O Lobo Solitário se aproxima de Edo - e o fim de sua saga é anunciado. Faltam apenas oito volumes para a conclusão do mangá - e o ritmo se acelera. O protagonista parece cada vez mais confiante: aparece e encara inimigos que nem sequer precisaria em três histórias deste tomo.
Ao mesmo tempo, Retsudô atira para todo lado em busca de aliados tardios que possam derrotar o inimigo que matou todos os herdeiros dos Yagyu.
Passado mais de um ano e meio de sua publicação no Brasil, Lobo Solitário continua sendo um dos melhores títulos das bancas. E, por incrível que pareça, fica cada vez melhor. A arte de Kojima melhora número a número - o desenhista parece conhecer mais seus pontos fortes, que são as grandes paisagens e a condução precisa da narrativa de Koike. E assim se sente seguro para ângulos ainda mais ousados.
O trabalho da Panini - conduzido inicialmente por Fabiano Denardin e logo repassado a Elza Keiko - também não perdeu força. Há sempre um esforço para situar e ampliar os horizontes do leitor, tanto na cuidadosa introdução quanto no exaustivo glossário que encerra cada edição.
Eventualmente há artigos extras - nesta edição, Pedro "Hunter" Bouça mostra outras obras da cultura pop em que os Yagyu, personagens históricos do Japão, aparecem com destaque.
Classificação: