Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

LULUZINHA - MENINA NÃO ENTRA?!

1 dezembro 2006

Título: LULUZINHA - MENINA NÃO ENTRA?! (Devir
Livraria
) - Edição especial
Autores: John Stanley (textos) e Irving Tripp (desenhos).

Preço: R$ 23,00

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Setembro de 2006

Sinopse: Coletânea com as primeiras histórias de Luluzinha e sua turma, publicadas originalmente nos Estados Unidos de março a junho de 1949, nas edições 9 a 12 de Little Lulu.

Positivo/Negativo: A HQ da Luluzinha estreou no Brasil nos anos 1950, publicada pela extinta editora O Cruzeiro. Mas sua trajetória de sucesso atingiu o auge em 1974, quando migrou para a Abril e conquistou uma grande legião de fãs durante mais de 20 anos.

Como tudo que é bom chega um dia ao fim, em meados da década de 1990 o gibi da astuta menina de vestido vermelho foi cancelado. E toda uma fantástica galeria de personagens foi legada a um desmerecido limbo editorial, depois de centenas de edições mensais e especiais temáticos.

Um alento tomou forma quando a Devir anunciou o lançamento da série Luluzinha, em volumes que reúnem, na seqüência original de publicação, todas as aventuras da personagem. Editadas nos Estados Unidos pela Dark Horse, as coletâneas têm despertado o sonho de que novas aventuras sejam produzidas por lá e que, na esteira, o Brasil possa ver a serelepe garotinha de volta às bancas.

Em Luluzinha - Menina não entra?! há mais páginas do que no primeiro volume, com histórias ainda mais envolventes, bem desenvolvidas e engraçadas, como se os quadrinhistas John Stanley e Irving Tripp estivessem em pleno crescente criativo.

São quase 20 histórias (a grande maioria já publicada no Brasil), incluindo piadas visuais de uma só página, que trazem à lembrança a infância de quem acompanhou essas aventuras em outras épocas. Mas, para quem possui todas elas na coleção de antigos gibis coloridos da personagem, vê-las reunidas em uma coletânea em preto-e-branco pode não ser tão interessante.

O Bolinha, por exemplo, parece estar careca nessas republicações, já que seu cabelo não possui tracejado e nas HQs originais é demarcado pela cor laranja (vide a capa desta edição). O mesmo acontece com outros personagens da turma.

Há muitas histórias que merecem destaque, mas O Príncipe do lago, a aventura da Pobre Meninha - alter ego da Luluzinha nos contos que ela cria para acalmar o traquina Alvinho -, é insuperável neste volume.

Fica apenas a sensação de que, apesar de esta coletânea ser tão boa, Luluzinha continuará uma ilustre desconhecida das novas gerações. Afinal, um álbum especial sem o atrativo das cores e com um preço pesado para o leitor comum para uma publicação cujo primeiro alvo deveria ser o público infantil, dificilmente chegará às mãos de uma criança.

A não ser às dos privilegiados filhos dos saudosistas que estiverem comprando os volumes da série.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA