MADMAN COMICS # 1
Título: MADMAN COMICS # 1 (Pixel
Media) - Revista mensal
Autores: Mike Allred (roteiro e arte).
Preço: R$ 33,00
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Maio de 2006
Sinopse: As bizarras aventuras de Frank Einstein, vulgo Madman, envolvem robôs com sentimentos, alienígenas solteirões, monstros de aparência horrível e problemas nada convencionais que deixariam qualquer herói comum de queixo caído.
Neste álbum, o leitor descobre um pouco mais da estranha mitologia criada por Mike Allred para o personagem.
Positivo/Negativo: Após mais de meio século de quadrinhos é difícil ver algo realmente bom e novo nas bancas. No gênero dos "supers", a situação é ainda mais pavorosa. Enquanto Super Homem desmascara Lex Luthor pela enésima vez, Peter Parker tem que dar mais uma surra no Duende Verde.
Nesse panorama de pouca inovação e baixa qualidade surge Madman, um herói que luta principalmente contra o lugar-comum.
Frank Einstein é essencialmente humano. Apesar dos superpoderes, do visual estranho e da vida cheia de situações peculiares, o personagem age como qualquer pessoa faria se tivesse que enfrentar um alienígena de olho esbugalhado.
Seus atos não são incrivelmente corajosos, sua postura não é a de um arauto da justiça, e sim de um rapaz comum que, no final do dia, quer apenas ficar com sua namorada.
E, por incrível que pareça, é essa postura comum que faz de Frank um herói tão diferenciado e que constrói uma história que não cai em clichês e cria situações cômicas, sem serem exageradas.
Claro que os desenhos simples - mas bem elaborados - ajudam a criar uma atmosfera agradável para a trama, assim como a colorização de Laura Allred é de grande ajuda para a obra.
Os defeitos existem. No começo da HQ, o leitor pode achar alguns diálogos cansativos e certas situações não são bem explicadas. No entanto, no decorrer da trama, a qualidade vai aumentando e chega ao final em grande estilo.
A Pixel fez um belo trabalho no material, com galeria de imagens, uma entrevista - ainda que pequena - com Mike Allred e um bom acabamento gráfico. Faltou somente uma matéria com dados sobre o personagem, que estreou em 1990, na revista Creatures of the Id, da Caliber, passou pela Tundra e chegou à Dark Horse - é esta fase que está saindo no Brasil.
O maior risco para o leitor é de que, ao final da leitura, comece a se perguntar por que as revistas habituais não são tão bacanas quanto Madman. Obviamente, a resposta não é nada simples.
Classificação: