Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MÁGICO VENTO # 13

1 dezembro 2004


Autores: Gianfranco Manfredi (roteiro), Giuseppe Barbati e Bruno Ramella (desenhos) e Andrea Venturi (capa).

Preço: R$ 5,50

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Julho de 2003

Sinopse: O demônio dos enganos - Irmãos não são escolhidos, pelo menos entre nós, ocidentais, pois na aldeia de Mágico Vento os lakotas estão celebrando a Hunka, em que cada um escolhe para si os irmãos e pais que quiser.

Se-recusa-a-parar quer ter Poe como irmão, mas certamente terá dificuldades em persuadir o intrépido jornalista.

Já Mata-a-si-próprio não se sente bem há dias. Talvez por ter sido escolhido por Iktomi, o demônio dos enganos, como irmão.

Positivo/Negativo: Manfredi adapta mais um conto indígena às aventuras de Mágico Vento e, como citado na Blizzard Gazette, a história muda dependendo da tribo em que é contada.

Nesta trama, o roteirista preferiu uma versão bem sombria, abordando o terror como a forma desse demônio, que pode enganar qualquer um, penetrando nos sonhos, ou simplesmente ridicularizando a vítima perante os outros.

Esta aventura se passa no interior, o que oferece ao leitor a beleza das pradarias do estado de Dakota, nos Estados Unidos, muito bem desenhadas pela Barbati e Ramella..

O leitor pode se familiarizar bem com o ambiente em que vive o herói, seus costumes, suas peculiaridades e a irmandade dos sioux.

Com esta história, fica mais fácil entender o significado da mensagem "Mitakuye Oyasin", que o tradutor brasileiro, Júlio Schneider, e o próprio Gianfranco Manfredi deixam ao final de seus comentários que significa, grosso modo, "Somos todos irmãos".

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA