MAIS LEVE QUE O AR
Título: MAIS LEVE QUE O AR (Nona
Arte) - Revista online
Autores: Samuel Casal (roteiro e desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 7
Data de lançamento: 2004
Sinopse: Um homem desiludido ganha uma chance da vida e encontra seu lugar no mundo, junto a uma família na qual se encaixa perfeitamente.
Positivo/Negativo: HQ estranha. A trama começa depressiva, torna-se surreal e termina a la Sexta-Feira 13! Tudo isso para, no fundo, o autor fazer uma crítica à sociedade.
Samuel Casal tem uma arte rara. Seus traços (feitos em computador) e sua narrativa são simples, porém, ao mesmo tempo, ricos. Ele não "inventa moda", é direto e jamais esquece que o desenho, nos quadrinhos, também deve comunicar e não simplesmente repetir aquilo que o texto já está dizendo.
Alguns quadrinhos, em especial, são verdadeiras aulas de como intercalar palavra, imagem, clima, trama e tudo o mais para realizar arte e marcar o leitor.
O penúltimo e o antepenúltimo quadros da página 6, por exemplo, valem mais do que muito gibi espalhado pelas bancas.
O final é um tanto abrupto. Poderia ter sido trabalhado em mais quadros, num ritmo mais lento, para acentuar o clima de suspense em relação ao destino do público no circo.
Aliás, a única crítica pertinente a Samuel Casal é que ele é tão conciso que, às vezes, deixa de aprofundar algumas cenas.
Classificação: