MANN AND SUPERMAN
Editora: DC Comics - Edição especial
Autor: Michael T. Gilbert (texto e arte).
Preço: US$ 5,95
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Dezembro de 2000
Sinopse
Marty Mann é um perdedor nato. Divorciado da mulher, sem emprego, correndo risco de perder a casa e com um filho pequeno para criar, ele culpa Superman por toda a sua infelicidade.
Até que rouba um artefato místico que lhe concede seu maior desejo: transformar-se no maior herói do planeta.
Positivo/Negativo
De tempos em tempos, as duas maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos convidam artistas conhecidos apenas na cena independente para escrever e ilustrar histórias diferenciadas de seus grandes ícones. A iniciativa já rendeu projetos marcantes, caso da antologia Bizarro Comics, da DC, e até uma rápida passagem de Terry Moore (de Estranhos no Paraíso) pela revista Aves de Rapina, estrelada por Canário Negro e Oráculo.
Alguns projetos se destacam mais, outros menos, mas o resultado quase sempre é digno de nota. Mann and Superman foi um especial lançado em 2000, escrito e desenhado por Michael T. Gilbert, criador do personagem Mr. Monster, que se destacou pela interpretação original e muito humana sobre o Homem de Aço.
Numa época em que o personagem vivia as mais espetaculares aventuras cósmicas, Gilbert investiu nos dramas da vida cotidiana e resgatou muito do idealismo dos criadores Jerry Siegel e Joe Shuster, do clima da década de 1930 e da proposta básica do super-herói.
A história versa sobre um tema recorrente na ficção, porém explorado aqui de forma contundente. O Superman troca de corpo com um homem comum chamado Marty Mann (daí o trocadilho no título), que sente desprezo pelo herói e o culpa pela suposta vida fácil de poderes e habilidades sobre-humanas.
Mann julgava que todos os seus problemas estariam encerrados com a troca, mas a situação logo se mostra mais complicada. Por outro lado, o Homem de Aço se vê envolvido com desafios que nunca enfrentara antes, mas sem perder a coragem e a determinação que marcam sua lenda.
Verdade que não é uma sacada única ou genial, inclusive o cinema já apresentou grandes obras com premissa semelhante, mas o diferencial está na execução. Mann and Superman apresenta um aspecto fascinante dos super-heróis.
Mais que combatentes do crime, defensores da justiça e linha de frente contra invasões extraterrestres, Superman e seus companheiros devem representar os valores mais nobres do ser humano, como pureza de propósitos e abnegação; e a história de Michael T. Gilbert acerta em cheio nesse quesito.
A arte é bem cartunesca e estilizada, realmente diferente do que se vê nas revistas do kryptoniano, contribuindo para uma leitura recompensadora. Destaque para a forma com que o autor retrata o Superman com a mente de Mann, bem menos amigável que o normal, mas ainda imponente.
A colorização também merece elogios, por se adaptar ao clima de cada situação e destoar do padrão de quadrinhos modernos. Enfim, uma edição muito bem cuidada.
Gilbert ainda contribuiu com edições da série Legends of The Dark Knight, e escreveu quadrinhos Disney durante anos. Mann and Superman pode ser considerada sua obra mais impactante estrelada por um herói consagrado, todavia. É o tipo de trama que chama a atenção por ser diferente, mas que conquista pelo talento do criador. Pena que permaneça inédita no Brasil.
Classificação: