MANSÃO DOS SEGREDOS - FUNDAÇÃO
Título: MANSÃO DOS SEGREDOS - FUNDAÇÃO (Metal Pesado, as três primeiras partes; e Tudo em Quadrinhos, as duas últimas) - Minissérie em cinco capítulos
Autores: Steven T. Seagle (roteiro) e Teddy Kristiansen (arte).
Preço: R$ 5,00, os três primeiros números; e R$ 5,50, os dois últimos (na época)
Número de páginas: 32 cada número
Data de lançamento: Setembro de 1998 a março de 1999
Sinopse: Rain é uma rebelde sem causa que deixa sua cidade natal e, pegando carona, chega a Seattle, onde, bem no estilo "juventude transviada", vai rolar muito sexo, drogas e rock pauleira.
Depois de conhecer a garota Traci, vai morar num velho casarão abandonado. Lá, é abruptamente acordada por chamados que parecem vir da dispensa. Ao abrir a porta, ela caiu numa outra dimensão, na qual é obrigada a servir como testemunha em estranhos julgamentos de pessoas que cometeram erros em suas vidas, mas jamais os revelaram.
Positivo/Negativo: Fundação foi mais um dos títulos da Vertigo que, no final da década de 1990, inundaram as bancas brasileiras, pelas editoras Metal Pesado, Tudo em Quadrinhos, Fractal e Atitude.
Esta minissérie está longe de ser comparada aos clássicos que já habitaram a velha Mansão dos Segredos (o título House of Secrets, no original), mas, pelo menos é uma história bem contada, apesar dos clichês usados no argumento de Seagle.
Aliás, os editores da época deixaram os leitores menos avisados "boiando", pois faltou uma texto explicando pro leitor mais novato o que era a Mansão dos Segredos e a importância que esse título representou nos quadrinhos de terror.
O ponto de Fundação, sem dúvida, é a arte de Teddy Kristiansen. Seus desenhos "nervosos" fornecem o clima perfeito para o ambiente funesto dos julgamentos.
Se encontrar em sebos e pagar um preço mais justo do que o aplicado na época, é uma leitura aprazível.
Classificação: