MARIANA EM QUADRINHOS # 1- UM-DO-LÁ-SI-JÁ!
Editora: CMQ - Edição especial
Autor: Christie Queiroz (textos e desenhos).
Preço: R$ 15,00
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Dezembro de 2010
Sinopse
Edição de estreia da coleção Mariana em quadrinhos, estrelada pela personagem criada pelo cartunista goiano Christie Queiroz.
Positivo/Negativo
Ao completar dez anos de criação e publicação em jornais de Goiânia e outros estados do Centro-Oeste, Mariana vira estrela de sua própria coleção especial, que reúne todas as tiras que estrelou.
A pequenina, inspirada na filha do autor, é um spin-off da série de seu irmão, o irrequieto Cabeça Oca, e já dividiu as páginas com ele na coleção protagonizada pelo garoto.
Embora não muito conhecidos no restante do Brasil, Mariana e Cabeça Oca têm fãs cativos em Goiânia. Os personagens chegaram a contracenar com a Turma da Mônica no álbum especial MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 artistas, do qual Christie Queiroz participou.
Sorte de quem acompanha diariamente essas tiras que relembram as alegrias da infância, com as brincadeiras, a ingenuidade, as sacadas divertidas e os comentários espontâneos que fazem rir, típicos dessa fase da vida que muita gente adulta gostaria de viver novamente.
Neste primeiro volume, com acabamento de luxo, detalhes em alto relevo e verniz na capa, miolo em papel especial e formato talão de cheque (um pouco maior que uma edição comum de bolso), a imaginação fértil de Mariana leva seus pais à loucura e o leitor à diversão.
Logo na primeira página, um "dicionário" prepara os mais incautos para o vocabulário da menina, para quem "ônibus" é "ômidus" e "controle" é "toncôle".
E por aí vão as páginas de Mariana em quadrinhos - Um-Do-Lá-Si-Já! - cujo título reproduz a forma com que personagem diz "Um dois, três, já!" -, sempre surpreendendo a todos com a traquinagem da vez.
O estilo gráfico de Christie, com linhas pesadas nos desenhos e diagramação dinâmica das tiras - sem um número definido de quadros por página -, parece ser guiado pelo ritmo alucinante empregado por Mariana nas aventuras dentro do vasto mundo de possibilidades em que ela transformou sua casa.
Mas isso não é suficiente para esconder alguns problemas da arte, como a esquisita proporção de Mariana, que, em pé, bate no joelho da mãe, e a evidente inspiração que Bill Watterson, de Calvin, é para Christie - a mãe da protagonista, por exemplo, lembra muito a do encapetado menino.
Ainda assim, presentear os filhos com esta coleção é como levá-los ao cinema para assistir a um desenho animado que, a princípio, interessa somente a eles.
No final, os pais acabam sendo conquistados pelos personagens que provocam deliciosas risadas nos pequenos e fazem as recordações dos adultos seguirem longe para tempos que não voltam mais.
Classificação: